Apolo Agência de empregos de Sete Lagoas

Guia de Profissões

GUIA DAS PR OFISSÕES Mais de 100 profissões.

 

Áreas: Biológicas, Humanas e Exatas.

Perfil de cada profissão, áreas de atuação para o profissional e mercado de trabalho.

 

Biologicas

- Agronomia
- Ciências Biológicas
- Ciências Biomédicas
- Ecologia
- Educação Física
- Enfermagem
- Engenharia agrícola
- Engenharia de alimentos
- Engenharia ambiental
- Engenharia de aqüicultura
- Engenharia florestal
- Engenharia de horticultura
- Engenharia de pesca
- Esporte
- Farmácia e Bioquímica
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Gastronomia
- Gerontologia
- Gestão ambiental
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Musicoterapia
- Naturologia
- Nutrição
- Obstetrícia
- Oceanografia
- Odontologia
- Terapia Ocupacional
- Zootecnia

Exatas

Astronomia
- Biotecnologia
- Ciências Aeronáuticas
- Ciência da Computação
- Engenharia Aeronáutica
- Engenharia Cartográfica
- Engenharia Civil
- Engenharia da Computação
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Física
- Engenharia Hídrica
- Engenharia Industrial
- Engenharia de Materiais
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Mecatrônica
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia de Minas
- Engenharia Naval
- Engenharia de Petróleo e Gás
- Engenharia de Produção
- Engenharia Química
- Engenharia Sanitária
- Engenharia de Telecomunicações
- Engenharia Têxtil
- Estatística
- Física
- Geofísica
- Geologia
- Informática Biomédica
- Matemática
- Meteorologia
- Química
- Sistemas de Informação
- Tecnologia de Laticínios

Humanas

- Administração
- Arqueologia
- Arquitetura e Urbanismo
- Arquivologia
- Artes Cênicas
- Artes Plásticas
- Audiovisual
- Biblioteconomia
- Ciências Sociais
- Cinema e Vídeo
- Comunicação das Artes Corpo
- Dança
- Desenho Industrial
- Design Gráfico
- Design de Interiores
- Direito
- Economia Doméstica
- Educação
- Estudos Literários
- Estudos de Mídia
- Filosofia
- Fotografia
- Geografia
- Gestão da Informação
- História
- Jornalismo
- Letras
- Lingüística
- Marketing
- Moda
- Multimídia
- Museologia
- Música
- Pedagogia
- Produção Cultural
- Produção Editorial
- Psicologia
- Publicidade e Propaganda
- Rádio e TV
- Relações Internacionais
- Relações Públicas
- Secretariado Executivo
- Segurança Pública
- Serviço Social
- Tecnologia Têxtil e da Indumentária
- Teologia
- Tradução e Interpretação
- Turismo

 

 

 

Biológicas

 

Agronomia

O que é

O agrônomo planeja, implementa e administra a produção animal e vegetal. Ele se envolve com o trabalho de campo, supervisionando a saúde e a produtividade de plantações e pastos, e cuida do negócio, pesquisando novas técnicas e acompanhando preços e cotações nos mercados. Ele ainda pode atuar como professor, pesquisador e consultor.

Áreas de atuação

O profissional pode se ocupar tanto de tarefas mais técnicas, como irrigação, alimentos, solo, nutrição animal, topografia, fitotecnia, zootecnia, defesa sanitária, engenharia rural, manejo ambiental, produção agroindustrial, quanto da administração do negócio, em atividades como economia e administração agroindustrial e indústria e comercialização de alimentos.

Mercado de trabalho

As oportunidades de trabalho nessa área vêm crescendo graças a fatores como a expansão do agronegócio, o volume maior de exportações, a busca de novos mercados, a preocupação com o desenvolvimento sustentável, a procura de alternativas energéticas. No campo são cada vez mais procurados os profissionais com conhecimentos técnicos e atualizados em novas tecnologias, enquanto as grandes empresas valorizam os gestores especializados na área.

Voltar ao Topo



Ciências Biológicas

O que é

O perfil do biólogo é abrangente. Ele pode trabalhar em áreas voltadas à preservação ambiental, atuando em reservas, parques ecológicos e projetos de proteção da fauna e da flora, no ramo do desenvolvimento de alimentos, bebidas, remédios e vacinas, no controle de pestes e pragas, na lavoura e nos rebanhos, de pesquisa em genética, biotecnologia e reprodução assistida e em instituições de ensino.

Áreas de atuação

As indústrias farmacêutica e alimentícia utilizam muito o trabalho do biólogo. Também cabe a ele avaliar o impacto ambiental em projetos de infra-estrutura e auxiliar na proteção e recuperação da fauna e da flora. Aqueles que atuam na área de genética e biotecnologia estudam doenças degenerativas e de má formação e emitem certificados de paternidade baseados na análise do DNA. Clínicas de reprodução também empregam seus conhecimentos. A pesquisa e a docência são outras opções.

Mercado de trabalho

As vagas têm crescido nas áreas de genética e biologia molecular graças à procura por testes de paternidade, clínicas de fertilização, pesquisas de doenças e estudos do genoma humano. Órgãos públicos e empresas privadas costumam solicitar profissionais para avaliar o impacto ambiental de obras e instalações. Professores encontram vagas nos ensinos médio e fundamental.

Voltar ao Topo



Ciências Biomédicas

O que é

O biomédico é um estudioso. Ele investiga a estrutura e o funcionamento do corpo humano. Cabe a ele pesquisar as razões das doenças e desenvolver técnicas e medicamentos para tratá-las. Ele  também realiza diagnósticos por imagens e estudos no campo da  genética. Ainda atua para as  indústrias de alimentos e cosméticos, já que manipula substâncias e microorganismos.

Áreas de atuação

Clínicas, laboratórios e hospitais utilizam biomédicos para analisar e estudar causas e curas de moléstias, assim comoemitir diagnósticos de exames por imagem, como ultra-sonografias e tomografias. Os estudos de genética e biologia molecular, que tratam das características hereditárias incluindo uma infinidade de doenças, é uma área em franca expansão desde a decodificação do genoma humano. Outras áreas como anatomia, imunologia e patologia também empregam esse profissional.

Mercado de trabalho

A relativa saturação de analistas clínicos em laboratórios e hospitais está sendo compensada por novas oportunidades. Profissionais altamente especializados trabalham em clínicas de reprodução assistida e com equipamentos sofisticados de diagnóstico por imagem. Também atuam cada vez mais como peritos criminais, no controle de qualidade da indústria alimentícia, na prevenção de cânceres e até mesmo em análises ambientais envolvendo projetos de infra-estrutura.

Voltar ao Topo



Ecologia

O que é

Mais do que simplesmente estudar a natureza, o ecologista analisa o impacto da ação humana no meio-ambiente e as formas de preservá-lo. Nos laboratórios são feitas pesquisas sobre a fauna e a flora e sua importância para a subsistência humana. Esse profissional também serve como consultor para órgãos governamentais e empresas particulares, cuidando da preservação dos recursos naturais em áreas de construção e expansão urbana, e também em zoológicos, parques e reservas.

Áreas de atuação

A consultoria para avaliação de riscos e de impactos das ações humanas é bastante procurada por instituições governamentais e também por organizações privadas conscientes. O ecologista pode propor medidas preventivas ou encontrar soluções no caso de ambientes degradados. O ambiente acadêmico oferece espaço para o ensino e a pesquisa. Outra opção é a assistência ao turismo ecológico.

Mercado de trabalho

Tanto em termos de quantidade de vagas quanto de remuneração, as consultorias têm oferecido as melhores oportunidades. O setor privado as oferece nas indústrias químicas, têxteis, de papel e celulose. Instituições do governo estão valorizando esse profissional e abrindo concursos depois que a legislação ambiental se tornou mais rígida. ONGs e institutos de pesquisa também procuram profissionais qualificados.

Voltar ao Topo



Educação Física

O que é

O profissional graduado em Educação Física não prepara somente atletas.Ele desenvolve atividades para manter e aprimorar as habilidades motoras do corpo humano e para tratar de limitações causadas por deficiências ou acidentes. Pode atuar como professor, treinador ou personal trainer e lida com crianças, adolescentes, idosos e deficientes.

Áreas de atuação

Muitos encontram trabalho ensinando em escolas, academias, clubes, mas também entretêm hóspedes de hotéis, spas e resorts. O personal trainer tem ganhado espaço nos últimos anos. Trabalhar com idosos, gestantes, deficientes e enfermos é outra opção.

Mercado de trabalho

A valorização da saúde e da beleza física mantem o mercado de trabalho aquecido. Personal trainers são muito solicitados por indivíduos e academias. O trabalho em escolas dos ensinos médio e fundamental tem sido visto como um trabalho paralelo, enquanto surgem oportunidades na área acadêmica para pesquisadores e professores, já que a demanda pelo curso tem crescido. Clínicas e hospitais também oferecem postos de trabalho para esse profissional.

Voltar ao Topo



Enfermagem

O que é

O enfermeiro se ocupa da saúde física e mental das pessoas. Mas seu trabalho vai além de cuidar de doentes em clínicas e hospitais. Ele realiza atividades de conscientização e prevenção de doenças em programas de saúde pública e em empresas. Também existe o trabalho externo em grupos de socorro e resgate. Pode ainda se envolver em projetos de pesquisa e na docência.

Áreas de atuação

O enfermeiro é indispensável em todas as etapas do atendimento de saúde, pois está encarregado de monitorar o estado do paciente e lhe ministrar todos os remédios, curativos, tratamentos e cuidados receitados pela equipe médica. Além de hospitais e clínicas médicas, trabalha em clínicas psiquiátricas, asilos e casas de repouso, creches, empresas e com equipes de resgate móvel. A pesquisa e o ensino também oferecem oportunidades.

Mercado de trabalho

O setor administrativo de hospitais e clínicas tem proporcionado muitas oportunidades, assim como a área de saúde da terceira idade. A atual exigência de especialização em certas áreas também abre novos postos de trabalho. O Programa Saúde da Família do governo federal têm aumentado as equipes médicas e tende a se ampliar, com foco na prevenção e no atendimento emergencial. Há uma grande demanda atual em instituições filantrópicas e privadas.

Voltar ao Topo



Engenharia agrícola

O que é

O engenheiro agrícola está envolvido em todas as etapas da produção agropecuária. Ele leva melhorias técnicas ao campo sem descuidar da proteção ambiental. Constrói silos, diques, armazéns, sistemas de irrigação e drenagem e desenvolve maquinário apropriado. Realiza pesquisas para aprimorar as técnicas de produção e de comercialização de produtos.

Áreas de atuação

O profissional pode se ocupar da infra-estrutura, desde a instalação da rede elétrica até a implantação de maquinário e a construção de estábulos, armazéns, barragens. Outra alternativa é o cuidado do meio ambiente, aproveitando os recursos naturais com responsabilidade e evitando danos como poluição das águas, desmatamento e erosão do solo. Auxilia no planejamento das safras e da comercialização da produção.

Mercado de trabalho

O bom momento do agronegócio impulsiona a carreira. Especialistas em irrigação são requisitados para ensinar o uso econômico da água. Há grande demanda de orientação por parte de produtores de grãos para melhorar a logística do negócio e diminuir perdas. A análise do impacto ambiental da produção é outro campo de trabalho. A maioria das oportunidades se encontra na iniciativa privada, incluindo a criação, venda e manutenção de maquinário, mas existem boas remunerações em grandes estatais como a Petrobras.

Voltar ao Topo



Engenharia de alimentos

O que é

É o processo através do qual o alimento, de origem animal ou vegetal, é levado até o consumidor. Envolve a coleta de matéria prima, transporte, industrialização, embalagem, armazenamento e venda. A pesquisa de corantes, conservantes e a criação do maquinário exigido em cada etapa são atribuições do profissional da área.

Áreas de atuação

O engenheiro alimentar seleciona a matéria-prima, como peixes, carnes, frutas, legumes, leite, entre outros, pesquisa o valor nutricional de cada um e técnicas de industrialização e conservação. Cria máquinas para o transporte, embalagem, estocagem e conservação. Estuda a reciclagem e o reaproveitamento dos alimentos. Presta assessoria para fábricas de microondas e refrigeradores.

Mercado de trabalho

O Brasil é um grande exportador de carnes, o que fortalece esse setor. Também crescem as oportunidades nas áreas de controle de qualidade e de técnicas de transporte e conservação. Empresas de alimentos congelados procuram este profissional, assim como produtores de gado de corte, frigoríficos, fabricantes de microondas e geladeiras. O cenário promissor da produção de soja e de óleos vegetais igualmente oferece oportunidades.

Voltar ao Topo



Engenharia ambiental

O que é

O engenheiro ambiental elabora e implementa ações que garantem a preservação do meio ambiente e a utilização adequada de recursos naturais. Instituições privadas com projetos de construção se valem de suas orientações, assim como órgãos governamentais interessados em aplicar políticas ambientais. Ele também se ocupa do saneamento, tratamento de resíduos e recuperação de áreas degradadas.

Áreas de atuação

Estudar, e minimizar, os efeitos da produção industrial na água, no ar e no solo é um campo vasto de trabalho. O engenheiro ambiental é consultado para avaliar o melhor aproveitamento dos recursos energéticos de uma região. A reciclagem e a recuperação de áreas poluídas são outros ramos dessa atividade.

Mercado de trabalho

Desde que a legislação se tornou mais rigorosa com a preservação do meio ambiente, procura-se cada vez mais a consultoria desse profissional. Tanto estatais como a iniciativa privada, com suas usinas, indústrias, estradas, ferrovias e outras obras de infra-estrutura, necessitam de avaliações de impacto ambiental para se instalar. As áreas de extração petrolífera, mineração, efluentes industriais e recuperação de áreas degradadas oferecem oportunidades crescentes, assim como órgãos governamentais como o Ibama.

Voltar ao Topo



Engenharia de aqüicultura

O que é

O profissional deste ramo da engenharia se ocupa da criação de peixes, moluscos, crustáceos e plantas aquáticas em rios, lagos, barragens e no mar. Para isso ele desenvolve ambientes controlados como viveiros, canais e fazendas aquáticas. Ele ainda presta assistência analisando aspectos ambientais, econômicos e jurídicos na implantação do negócio.

Áreas de atuação

Na área da criação, pode se dedicar à carnicicultura (camarões), maricultura (mariscos), mitilicultura (mexilhões), ostreicultura (ostras), piscicultura (peixes) e plantas aquáticas, entre outros. Concebe e constrói os espaços de cultivo como viveiros, barragens, gaiolas. Trabalha como consultor para analisar a viabilidade comercial do negócio.

Mercado de trabalho

É o segmento que mais cresceu entre as atividades rurais na última década no País e deve continuar em expansão. Outra área em desenvolvimento é a cultura de rãs. Os produtores são os maiores empregadores, mas existem oportunidades em setores do governo como secretarias de agricultura e pesca.

Voltar ao Topo



Engenharia florestal

O que é

Preservar e explorar conscientemente os recursos florestais são atribuições desse profissional. Ele desenvolve técnicas de plantio, adaptação a novos ambientes, reflorestamento e até manipulação genética. Atua como consultor de empresas privadas e setores governamentais para avaliar o impacto da ação humana em parques, reservas e áreas de plantação.

Áreas de atuação

Parques e reservas florestais são um dos locais de trabalho do engenheiro florestal, onde ele estuda o aproveitamento responsável dos recursos, como madeiras, óleos vegetais e resinas. Nas cidades, ele pode coordenar a arborização de parques e outras áreas urbanas. Faz pesquisas para conhecer plantas e sementes e potencializar suas qualidades por meio da manipulação genética. Auxilia na recuperação de áreas degradadas.


Mercado de trabalho

O mercado está em expansão, principalmente nas empresas de plantio e reflorestamento com fins comerciais. As indústrias de celulose, papel e móveis, entre outras, empregam especialistas na extração de produtos vegetais. Empresas de reciclagem de lixo também procuram esse profissional, assim como ONGs e prefeituras que buscam orientação para projetos de arborização. Órgãos públicos como o Ibama têm realizado concursos para contratar engenheiros florestais.

Voltar ao Topo



Engenharia de horticultura

O que é

São as técnicas de plantio de hortifrutigranjeiros, como frutas, verduras e legumes, e de plantas aromáticas, medicinais e ornamentais. Desenvolve e implementa equipamentos, mão de obra, produtos químicos. Também envolve a logística de transporte, armazenagem, conservação e venda. A pesquisa e o ensino são outras opções.

Áreas de atuação

O engenheiro de horticultura gerencia o plantio, aplicando técnicas de adubação, conservação e proteção contra pragas e doenças e orientando a mão de obra. Organiza o transporte e o manuseio até o ponto de venda. Ensina os cuidados com plantas ornamentais e pesquisa a criação de remédios com plantas medicinais. Cuida também do reflorestamento em áreas de exploração de madeira, zelando pelo equilíbrio ambiental.

Mercado de trabalho

Produtores de hortifrutigranjeiros empregam esse profissional. Especialistas em logística são muito procurados por empresas importadoras. O setor agroquímico também oferece oportunidades. Ainda existem vagas em setores estatais como prefeituras e em órgãos de pesquisa e assistência como a Embrapa. Além de grandes empresas, cooperativas e fazendas, esse profissional pode atuar como prestador de serviços.

Voltar ao Topo



Engenharia de pesca

O que é

Cabe a este profissional gerenciar a atividade pesqueira, como localização, identificação e extração de frutos do mar. Ele também constrói fazendas aquáticas e viveiros para a criação de peixes, moluscos e crustáceos, entre outros. O estudo da exploração sem danos ao meio ambiente é outra de suas ocupações, juntamente com a investigação de novos pólos de exploração pesqueira. Os cuidados sanitários e de conservação são de sua alçada. Ele ainda orienta comunidades de pescadores a melhorar sua produtividade.

Áreas de atuação

O gerenciamento das empresas pesqueiras é sua principal ocupação. O cultivo em ambientes controlados, como viveiros, é outra forma de exercer o ofício. Também existem oportunidades na logística do negócio, cuidando da conservação e da industrialização e criando novos produtos. No setor de pesquisa estudam os ecossistemas aquáticos para realizar a atividade pesqueira sem agredir o meio ambiente. Outra vertente é a orientação de comunidades de pescadores com vistas ao crescimento econômico da região.

Mercado de trabalho

Em um país com uma costa extensa e pouca mão-de-obra especializada, as perspectivas do engenheiro de pesca são boas. O setor de aqüicultura cresceu muito na última década, em parte por causa da saturação na pesca extrativista. Especialistas são procurados por empresas privadas para orientar o processo de extração e de congelamento para exportação. A exploração de qualidades específicas, como a de camarões no Nordeste, é outra possibilidade. A criação da Secretaria de Aqüicultura e Pesca abriu novas oportunidades.

Voltar ao Topo



Esporte

O que é

O bacharel dessa área ensina várias modalidades de esporte e técnicas de condicionamento físico. Pode trabalhar com equipes e indivíduos em times, escolas, clubes, academias. Envolve-se em atividades administrativas e de marketing esportivo. Organiza competições e eventos de divulgação. Leciona em instituições de ensino público e privado. Atua em órgãos governamentais na elaboração e implementação de políticas para o esporte.

Áreas de atuação

Pode trabalhar como técnico ou preparador físico de atletas, individualmente ou em equipes. Também cuida do condicionamento físico de amadores e alunos de escolas e academias. Pode assumir cargos administrativos em times e repartições públicas. Na área de Marketing Esportivo, busca patrocínios, organiza eventos e divulga marcas, organizações e indivíduos.

Mercado de trabalho

Apesar de dividir espaço com profissionais de Educação Física, o mercado tende a se ampliar para o graduado em Esportes. A valorização da saúde e da aparência física tem levado mais pessoas a praticar esportes e freqüentar academias. Outro nicho são clubes, associações, agremiações e confederações esportivas, que além de contratar profissionais para se ocupar dos atletas oferecem vagas no setor administrativo. Fabricantes de material esportivo procuram especialistas em administração e marketing direcionados para o esporte.

Voltar ao Topo



Farmácia e Bioquímica

O que é

O farmacêutico-bioquímico é responsável pela pesquisa e concepção de remédios. Realiza exames em clínicas de análise e auxilia nos diagnósticos. Cuida de pacientes em casa, em clínicas e hospitais. Trabalha em farmácias orientando consumidores e manipulando medicamentos. Também elabora produtos para as indústrias de cosméticos e de alimentos.

Áreas de atuação

A tendência é de aumento no número de profissionais nas farmácias em geral e de manipulação. Atuam em clínicas e laboratórios de análise na detecção de doenças. Acompanham pacientes em tratamento e auxiliam equipes médicas. Realizam exames de paternidade em laboratórios de genética e biologia molecular. Pesquisam novas drogas e atestam suas qualidades. Atuam na vigilância sanitária. Podem lecionar e realizar pesquisas em cursos de pós-graduação.

Mercado de trabalho

Estão mais presentes nas farmácias, já que a legislação exige um profissional no estabelecimento. Uma nova vertente é o tratamento domiciliar oferecido por hospitais e planos de saúde. O crescimento das farmácias de manipulação tem aumentado a área de atuação desse profissional. A vigilância sobre a qualidade dos remédios e sua falsificação é outro nicho de atividade. Grandes fabricantes têm contratado esse profissional para supervisionar transporte, armazenamento e distribuição de produtos, além das áreas de pesquisa e controle de qualidade.

Voltar ao Topo



Fisioterapia

O que é

O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata de deficiências e limitações físicas causadas por má formação, acidentes, doenças. Trata de deficientes físicos e mentais, auxilia pacientes no processo pós-operatório, recupera vítimas de acidentes, orienta esportistas. Atua ainda em clínicas odontológicas e de acupuntura.

Áreas de atuação

Os pacientes mais comuns são deficientes físicos e mentais e vítimas de acidentes de vários tipos, desde torções até colisões em automóvel. Lesões causadas por esforço repetitivo e erros de postura também recebem a atenção desse profissional. Pacientes em recuperação de cirurgias, como as cardíacas e neurológicas, utilizam os serviços do terapeuta. Ele auxilia atletas a prevenir e se recuperar das lesões relacionadas à prática desportiva. Idosos com dificuldades motoras se beneficiam desse tratamento. Odontologia e acupuntura são novas frentes de atuação.

Mercado de trabalho

A geriatria está em crescimento, graças ao aumento da expectativa de vida e da população de idosos. Empresas recorrem cada vez mais ao fisioterapeuta para prevenir e tratar de lesões de postura e de esforço repetitivo. Outro nicho são academias e clubes, que buscam profissionais voltados para a área esportiva. Em clínicas e hospitais, outra opção é a dermatologia, que recupera pacientes com queimaduras e de mastectomia.

Voltar ao Topo



Fonoaudiologia

O que é

A fonoaudiologia trata das deficiências de voz, audição, escrita e leitura. Essas limitações têm causas físicas e psicológicas. O fonoaudiólogo trabalha com otorrinolaringologistas, psicólogos e dentistas, cuidando de problemas que vão da dificuldade na mastigação à de compreender um texto escrito. Auxiliam profissionais da voz como atores, cantores e palestrantes.

Áreas de atuação

Crianças com dificuldade na aprendizagem podem necessitar da ajuda do fonoaudiólogo para articular palavras ou escrever corretamente. Idosos com mal de Parkinson ou de Alzheimer também necessitam desse tipo de tratamento. Outra área é a de prevenção e tratamento de perda auditiva em ambientes de trabalho. Os profissionais atuam em parceria com dentistas e otorrinos na correção de problemas de mastigação e deglutição. Orientam cantores e palestrantes nos cuidados e técnicas de uso da voz.

Mercado de trabalho

O serviço público de saúde oferece as melhores colocações e existe a possibilidade dessa modalidade de tratamento se tornar obrigatória em centros de atendimento. Maternidades e hospitais contratam profissionais para auxiliar bebês com dificuldade de sucção e pacientes com problemas de deglutição. Os profissionais que usam a voz como ferramenta de trabalho, como cantores, políticos e operadores de telemarketing, utilizam os conhecimentos e técnicas do fonoaudiólogo. Escolas e clínicas buscam sua ajuda para crianças e idosos com deficiências de fala, comunicação e alfabetização.

Voltar ao Topo



Gastronomia

O que é

Tanto a cozinha artesanal quanto a industrial são atribuições do bacharel em gastronomia. Ele cria e implementa menus de restaurantes, hotéis, bufês, escolas, hospitais, entre outros. Também se ocupa da gerência e da logística do negócio, incluindo a contratação de funcionários, tratamento com fornecedores, estabelecimento de pratos e preços.

Áreas de atuação

A maioria dos profissionais atua como chefs de cozinha, tanto nacionais quanto internacionais. A confeitaria é outra vertente da cozinha especializada. A vistoria de estabelecimentos para checar condições de higiene e qualidade dos ingredientes também é uma opção. Na área gerencial, pode atuar como consultor administrando o negócio como um todo, desde a escolha do cardápio até o trato com clientes e fornecedores.

Mercado de trabalho

A alta gastronomia tem oferecido as melhores vagas para chefs de cozinha internacional graças ao crescimento de hotéis e resorts de luxo. Gestores são cada vez mais procurados para a instalação de novos negócios ou para efetuar melhorias em pontos estabelecidos.

Voltar ao Topo



Gerontologia

O que é

O bacharel em gerontologia estuda o envelhecimento humano e desenvolve projetos para preservar a saúde física, mental e social do idoso. Ele presta assistência às famílias e atua para proteger o idoso de preconceitos e de iniciativas impróprias de indivíduos e instituições. Cuida de casos especiais, como portadores de deficiências e moradores de rua. Realiza atendimento domiciliar, presta assessoria jurídica e auxilia na colocação no mercado de trabalho.

Áreas de atuação

O apoio à família, para orientar sobre os cuidados e as necessidades do idoso, é uma das funções do gerontologista. Cabe a ele ainda preparar os profissionais que vão se ocupar desses pacientes. Propõe ações para esclarecer a população sobre a terceira idade e para solucionar os problemas de saúde que mais afligem essa parcela da população.

Mercado de trabalho

O curso é relativamente novo, tendo sido implantado no nível de graduação na USP em 2004 e de pós-graduação na PUC –SP em 1997. O mercado tende a crescer em razão do crescimento da população de idosos no país e do aumento da expectativa de vida. A maioria das vagas se concentra em hospitais, clínicas e centros de saúde. Outra alternativa é o atendimento domiciliar e em centros de convivência. ONGs que se ocupam de idosos podem solicitar seus serviços. A docência para especialistas em saúde e leigos interessados em cuidados para idosos é outro nicho de trabalho.

Voltar ao Topo



Gestão ambiental

O que é

O gestor ambiental estuda a degradação que a presença humana provoca no meio ambiente para implementar ações de prevenção e recuperação. Pode atuar como consultor para a utilização sustentável de recursos naturais. Emite certificados como o ISO 14001 para empresas e indústrias em áreas naturais.

Áreas de atuação

Pode ser consultor nos setores público e privado criando programas de proteção e recuperação do meio ambiente. Estuda a implantação de empreendimentos industriais e agrícolas que não agridam os ecossistemas e fornece certificações de responsabilidade ambiental. Cria programas de educação e conscientização da população para a preservação da natureza.

Mercado de trabalho

Cresce a procura por técnicos para avaliar o impacto ambiental de empreendimentos de diversos tipos. Consultorias e auditorias também oferecem postos de trabalho. Nas prefeituras, esses profissionais auxiliam em projetos de urbanização e recuperação de áreas poluídas. O ramo da educação ambiental se encontra em fase de crescimento.

Voltar ao Topo



Medicina

O que é

Cuidar da saúde humana é a missão do médico. Ele realiza exames, diagnostica e previne males físicos e psicológicos, prescreve medicamentos e tratamentos e realiza cirurgias. Mantém-se atualizado sobre novos remédios, aparelhos e procedimentos. Auxilia na criação de programas de saúde e de conscientização. Pode optar pela carreira acadêmica e se tornar pesquisador ou professor.

Áreas de atuação

Existe uma grande variedade de áreas clínicas, que vão da acupuntura à urologia. O profissional pode trabalhar em hospitais e clínicas ou em consultório próprio. O atendimento em empresas e a domicílio é outra opção. Existe campo na docência e na pesquisa. O médico pode se envolver também com a administração de centros de saúde e com o setor de marketing de laboratórios.

Mercado de trabalho

Existe um consenso de que as grandes metrópoles estão saturadas e o interior carece de profissionais. O setor de saúde público é o maior empregador do país na área médica. Especialidades como a geriatria têm crescido graças ao aumento da população idosa e da expectativa de vida. A medicina do trabalho abre vagas em cidades industrializadas. Crescem as oportunidades para profissionais da área de diagnóstico por imagens.

Voltar ao Topo



Medicina veterinária

O que é

O médico veterinário se ocupa da saúde de animais domésticos, silvestres e de rebanho. Orienta sua alimentação, medicação, vacinação e reprodução. Nas indústrias de alimento de origem animal, supervisiona a produção e as condições de higiene.

Áreas de atuação

O cuidado dos animais de estimação é uma das principais áreas de atividade. A observação e proteção de espécies em seu habitat natural também é tarefa do veterinário. Na indústria, atua tanto na criação de produtos para animais, como vacinas, rações, vitaminas, como na produção e na observância da normas de higiene de derivados de origem animal. Auxilia na venda desses produtos e assiste o cliente. Em propriedade rurais, zela pela saúde dos rebanhos.

Mercado de trabalho

O ramo das clínicas veterinárias para animais de pequeno porte, como os domésticos, está saturada. Novas oportunidades têm surgido na criação de aves e suínos, um setor impulsionado pelas exportações. A indústria de laticínios e de gado leiteiro está em expansão. Redes de supermercados contratam o veterinário para cuidar da qualidade dos alimentos de origem animal. O setor de rações para cães e gatos é outro nicho de mercado. Especialistas em eqüinos se empregam em haras e jóqueis clubes. A área de reprodução também busca profissionais.

Voltar ao Topo



Musicoterapia

O que é

O musicoterapeuta utiliza sons para tratar pacientes com deficiência física, mental e de aprendizado. Pode utilizar instrumentos musicais, vozes e ruídos. Crianças, adultos e idosos com problemas de fala, audição, aprendizagem e portadores de moléstias em estágio terminal se beneficiam desse tratamento. A musicoterapia é usada também em programas de reabilitação de dependentes químicos e menores infratores.

Áreas de atuação

Encontra postos de trabalho em hospitais, centros de reabilitação, empresas e clínicas variadas, como de geriatria. Auxilia crianças com dificuldade de aprendizado, portadores de distúrbios neurológicos e psicológicos e deficientes mentais. Desenvolve programas para prevenir o estresse em empresas. Trata de usuários de drogas em clínicas de recuperação e de menores abandonados e infratores.

Mercado de trabalho

A profissão é nova e as escolas são poucas, por isso é um mercado a ser explorado. O musicoterapeuta costuma trabalhar em clínicas em conjunto com equipes de saúde. A procura pelo profissional cresce nas empresas, para tratar do estresse e ainda de problemas de relacionamento, e nas escolas, para auxiliar estudantes com limitações. As grandes metrópoles oferecem as melhores colocações.

Voltar ao Topo



Naturologia

O que é

A naturologia é a utilização de recursos naturais como essências de flores, plantas medicinais, cores, luzes, massagens, dietas e exercícios físicos para manter e melhorar a saúde e a qualidade de vida. O profissional pode atuar em conjunto com equipes médicas e gerenciar clínicas especializadas.

Áreas de atuação

São diversas as terapias, da aromaterapia (odores) à talassoterapia (banhos de mar). O ensino em escolas e empresas e os cursos e palestras são outra vertente da atuação do naturólogo.

Mercado de trabalho

Cresce o interesse por esses tratamentos. A ONU reconhece mais de 150 tipos de terapias. Os spas são os grandes contratantes desse profissional. Os setores de hotelaria e cruzeiros marítimos são outra boa opção. Existem vagas em clínicas, casas de repouso, hospitais, creches e asilos. Empresas diversas também procuram o naturólogo para harmonizar o ambiente de trabalho.

Voltar ao Topo



Nutrição

O que é

A alimentação saudável e adequada é a principal ocupação do nutricionista. Ele seleciona matérias-primas e acompanha a preparação dos alimentos.Elabora cardápios para escolas, hospitais, creches, restaurantes, spas, entre outros. Cria dietas e regimes alimentares para público específicos como obesos, hipertensos, diabéticos. Orienta atletas e equipes esportivas. Ainda realiza controle sanitário, organiza cursos de educação alimentar, dá aulas e presta assessoria ao serviço de atendimento ao cliente de empresas de alimento.

Áreas de atuação

Elabora menus e organiza cozinhas de empresas, hospitais, restaurantes. Trabalha com empresas de fornecimento de alimentos (catering) como companhias aéreas. Pesquisa novos produtos para a indústria alimentícia e implementa cozinhas experimentais. Cria dietas e regimes para emagrecimento e reeducação alimentar. Prepara cardápios especiais para profissionais do esporte. No setor público, coordena programas em escolas, creches, centros de saúde.

Mercado de trabalho

A crescente preocupação com a saúde e com a forma física garante boas oportunidades para o nutricionista. Em empresas do setor privado, ele pode atuar tanto na criação de produtos quanto na instalação de restaurantes na própria organização. Hotéis, restaurantes e spas recorrem a esse profissional na elaboração e renovação de seus cardápios. Hospitais e clínicas necessitam de programas de nutrição específicos. A presença do profissional é obrigatória no sistema de ensino da rede pública, o que cria novos postos.

Voltar ao Topo



Obstetrícia

O que é

O médico obstetra cuida da saúde de mulheres grávidas e de bebês durante e depois da gestação. Realiza partos sozinho e com equipes médicas. Faz o acompanhamento médico e psicológico dos pais e da criança após o parto.

Áreas de atuação

Atua em hospitais, maternidades, unidades de saúde pública e residências. Realiza exames durante o pré-natal e orienta a parturiente sobre os cuidados consigo e com o feto. Faz partos com ou sem apoio médico. Acompanha o desenvolvimento do bebê recém nascido. Fornece apoio psicológico e orienta pais e mães sobre como cuidar do bebê.

Mercado de trabalho

Ainda não há nenhuma turma formada no curso, mas o campo de trabalho é grande em hospitais, maternidades, centros de saúde, principalmente na rede pública e em comunidades carentes. A orientação e o apoio psicológico pós-parto são áreas que prometem crescer.

Voltar ao Topo



Oceanografia

O que é

O oceanógrafo estuda a fauna e a flora de lagos, rios, mares e oceanos. Pesquisa e implementa ações de preservação desses ecossistemas. Orienta projetos de saneamento em regiões costeiras. Cria e administra o cultivo de espécies aquáticas em tanques e cativeiros.

Áreas de atuação

O profissional pode prestar assessoria para empresas de pesca, criação de espécies animais e vegetais e engenharia costeira. Órgãos de preservação ambiental, tanto privados como estatais, são grandes empregadores. A pesquisa e o ensino também oferecem oportunidades.

Mercado de trabalho

Graças ao aumento da preocupação com a preservação ambiental, as vagas têm aumentado. A iniciativa privada contrata o oceanógrafo como consultor para projetos de infra-estrutura em conformidade com as leis de proteção do meio ambiente. Empresas que prestam serviços ao setor de exploração petrolífera, como a Petrobras, também buscam esse profissional. Ele atua em projetos de preservação da fauna marinha, como baleias e tartarugas. A produção de frutos do mar é outra área em expansão. O setor público emprega consultores em projetos de preservação e exploração consciente.

Voltar ao Topo



Odontologia

O que é

Conhecido popularmente como dentista, o odontologista cuida da saúde dos dentes, da boca e dos ossos do rosto. Ensina a higiene bucal e cuida de problemas relacionados ao descuido, má formação e acidentes na região da boca. Realiza operações de correção e restauração. Atua como legista fazendo exames de arcadas dentárias.

Áreas de atuação

A maioria atua em consultórios particulares, dividindo os altos custos de equipamento e material com outros profissionais. Uma boa opção para viabilizar o atendimento em consultórios é se associar a convênios médicos. O sistema de saúde oferece muitos postos de trabalho. As áreas clínicas são várias, da restauração de dentes até os implantes de tecidos. Lecionar e pesquisar é uma outra vertente da profissão.

Mercado de trabalho

Os consultórios nas grandes cidades do Sudeste são um mercado saturado. As oportunidades estão no interior e em outros estados. A rede pública oferece muitas vagas em postos de saúde e escolas. Áreas clínicas como as de restauração e implantodontia se beneficiam do maior poder aquisitivo das capitais. Outro setor promissor é o da odontologia voltada para os idosos, já que essa população está em crescimento.

Voltar ao Topo



Terapia Ocupacional

O que é

O terapeuta ocupacional trata de pacientes com distúrbios físicos, mentais e psicológicos que têm dificuldade para se socializar. Pode atender crianças com deficiências mentais e de aprendizado, jovens infratores, pacientes em reabilitação de doenças e cirurgias, idosos, criminosos, dependentes químicos. Utiliza desde métodos lúdicos, como jogos, pintura, teatro e música, até atividades esportivas.

Áreas de atuação

Pode atuar nas áreas de prevenção e reabilitação. Auxilia crianças no aprendizado. Trata de pacientes com problemas psicológicos, emocionais e motores. Promove a recolocação profissional de pessoas afastadas do trabalho. Reintegra presidiários, viciados e outros ao convívio social. Desenvolve aparelhos para portadores de deficiência física.

Mercado de trabalho

Como a procura ainda é maior que a oferta, o mercado é promissor. O setor de psiquiatria e reabilitação oferece muitas vagas. Outro setor em crescimento é o de tratamento de deficientes físicos e mentais. Empresas também buscam o terapeuta ocupacional para reintegrar funcionários afastados e prevenir novas crises. Os programas de saúde do governo integram esse profissional às suas equipes em todo o país. Muitos trabalham como autônomos, mas as oportunidades estão aumentando nos setores privado e estatal.

Voltar ao Topo



Zootecnia

O que é

O zootecnista é responsável pelo trato dos animais de criação, como aves, bovinos, ovinos e suínos. Cuida de sua alimentação e de sua saúde. Também estuda e implementa técnicas de aprimoramento genético para garantir produtos de origem animal de melhor qualidade. Atua na defesa sanitária, emite laudos técnicos e auxilia na concepção de legislação da área.

Áreas de atuação

Estuda e concebe rações, vitaminas e medicamentos para garantir a saúde animal. Trabalha como consultor em zoológicos para preservar espécies silvestres. Desenvolve técnicas de cruzamento e inseminação artificial para melhorar a qualidade dos rebanhos. Orienta a construção de estruturas em fazendas de criação.

Mercado de trabalho

O mercado foi prejudicado pelo surto de febre aftosa de 2005 mas já se recupera. As exportações de carne bovina continuam fortes no comércio exterior brasileiro e o agronegócio conduz a economia de vários estados. Frigoríficos e empresas de laticínios empregam o zootecnista. A pesquisa em laboratórios abre outra vertente para os profissionais da área.

Voltar ao Topo

 

Exatas

Astronomia

O que é

O astrônomo estuda o passado do universo e desenvolve teorias sobre seu futuro. Utilizando equipamentos de alta tecnologia, observa corpos celestes como estrelas, planetas, galáxias para investigar suas composição, seus movimentos, suas interações.

Áreas de atuação

As áreas de atuação são basicamente três. Uma delas é divulgação científica entre leigos em exposições, museus e planetários. Dar aulas de física, matemática e astronomia no ensino médio é outra opção. Outro campo vasto é o da pesquisa científica em observatórios, universidades e centros de pesquisa espacial.

Mercado de trabalho

O mercado é restrito e privilegia a qualificação no nível de pós-graduação, como doutorado e pós-doutorado. No Brasil é o setor público que oferece mais vagas, no ensino, em institutos de pesquisa e empresas como a Embratel. Vagas em planetários e observatórios são muito disputadas e se concentram no Sudeste, mas se expandem em outras regiões. A docência é uma opção em algumas escolas particulares do ensino fundamental e em universidades.

Voltar ao Topo



Biotecnologia

O que é

O ramo de atividade do biotecnólogo é vasto. Ele pode se especializar em química, biologia, imunologia, agricultura, meio ambiente, alimentação, farmacêutica, cosmética, entre outras. Atua nas indústrias alimentícia, de medicamentos, cosméticos, na área de proteção ambiental, em pesquisa e ensino.

Áreas de atuação

A criação de novos medicamentos para a indústria farmacêutica é uma das áreas de trabalho, assim como a da criação de vacinas e remédios para animais. O estudo de microorganismos, como bactérias e fungos, auxilia na produção alimentícia, tanto no aspecto da higiene como da elaboração de produtos novos ou aperfeiçoados. A preservação de ecossistemas é outra vertente de seu trabalho. No setor médico, pesquisa doenças hereditárias e transmissíveis e sua cura. Na área de novos materiais, desenvolve matrizes energéticas alternativas como o biodiesel.

Mercado de trabalho

Por ter um campo de trabalho vasto e o curso ser novo, o biotecnólogo disputa vagas com físicos, químicos, biólogos e outros profissionais de setores afins. Assim, a especialização é uma escolha obrigatória. O mercado promete crescimento nas áreas de criação de vacinas, inseminação artificial, transgênicos e pesquisas com células-tronco. As indústrias alimentícia e farmacêutica empregam esse profissional. Outro nicho de trabalho é o meio ambiente, tanto na preservação quanto na recuperação de áreas naturais.

Voltar ao Topo



Ciências Aeronáuticas

O que é

Esse profissional se ocupa da operação e manutenção de aeronaves e da administração de aeroportos. Como comandante, pilota aviões e helicópteros e se encarrega de todos os procedimentos de vôo, da tripulação, da segurança e da comunicação com as torres de comando. O bacharel em ciências aeronáuticas atua para companhias aéreas e nos aeroportos cuidando da logística e da administração.

Áreas de atuação

O comandante e o co-piloto se encarregam de todos os aspectos da operação da aeronave, desde a manutenção correta dos aparelhos até a segurança dos passageiros. Pilotos particulares cuidam pessoalmente do abastecimento e da manutenção de aviões e helicópteros. O profissional pode ainda optar pela área de perícia e segurança, assegurando a integridade de pessoas e equipamentos e investigando acidentes. Com administrador, gerencia todas as etapas do vôo, desde a venda de passagens até a colocação da carga nas aeronaves.

Mercado de trabalho

O ramo é muito disputado. Embora o mercado de aviação brasileiro tenha crescido, existem empresas aéreas aumentando sua frota, como a Gol, e outras dispensando profissionais, como a Varig. Nessas empresas a demanda maior tem sido por co-pilotos e agentes de segurança. Órgãos de controle como Infraero e Anac contratam especialistas em tecnologia de manutenção aeronáutica. A aviação executiva, com aeronaves de pequeno porte e helicópteros, tem crescido muito e empregado mais profissionais que a aviação civil, que exige muitas horas de vôo. O Brasil já tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo. O piloto de helicóptero encontra trabalho estável nas plataformas petrolíferas da Petrobras.

Voltar ao Topo



Ciência da Computação

O que é

O profissional de Ciência da Computação é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e aprimoramento de programas de computador, como softwares e aplicativos. Instala redes de computadores nos mais diversos tipos de organização. Presta assistência técnica aos usuários.

Áreas de atuação

Muitas empresas utilizam o profissional para criar bancos de dados, por exemplo para cadastrar clientes, controlar estoques, entre outras atividades. O desenvolvimento de programas é uma área que emprega muitos especialistas. Eles também são essenciais no suporte técnico a indivíduos, órgãos do estado e empresas. Outro setor que utiliza seus serviços são as telefônicas e os provedores de internet. Esse profissional também cria mecanismos de segurança para operações bancárias e vendas online.

Mercado de trabalho

Está em crescimento, mas o aumento no número de cursos pode levar a uma estagnação dentro de alguns anos. As empresas de consultoria, auditoria e das áreas financeira e de informática são as que oferecem mais postos de trabalho. No setor público o profissional encontra trabalho na criação e manutenção de infra-estrutura de redes de comunicação, presentes em todos os setores do governo. Especialistas em bancos de dados e desenvolvimento de softwares sempre encontram oportunidades.

Voltar ao Topo



Engenharia Aeronáutica

O que é

Projetar todos os tipos de aeronaves, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites é tarefa do engenheiro aeronáutico. Ele concebe todo o projeto, da fuselagem aos instrumentos de navegação. Também faz a manutenção dessas máquinas. Em aeroportos, pode construir terminais, criar linhas aéreas e gerenciar o tráfego de aeronaves.

Áreas de atuação

O profissional concebe e testa estruturas e componentes, como asas, fuselagem, trem de pouso, e sistemas e sensores das aeronaves, como computadores de bordo e piloto automático. Realiza inspeções, manutenção e reparo de aeronaves. Organiza o tráfego aéreo nos aeroportos. Pode ainda trabalhar no desenvolvimento e fabricação de componentes para satélites, foguetes e estações espaciais.

Mercado de trabalho

Centros de pesquisa e desenvolvimento como a Embraer, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) sempre necessitam de profissionais, e muitas vezes recorrem a estrangeiros por falta de mão-de-obra qualificada. Por isso, bons engenheiros aeronáuticos dificilmente ficam desempregados e ganham bem mais que outros engenheiros. Até empresas estrangeiras contratam brasileiros. Companhias de aviação procuram esse profissional para cuidar da manutenção das aeronaves. Outra vertente da profissão é a engenharia espacial, que envolve a construção de satélites e de peças para a Estação Espacial Internacional.

Voltar ao Topo



Engenharia Cartográfica

O que é

O engenheiro cartógrafo coleta e organiza dados para a elaboração de mapas. Utiliza aparelhos na terra, no espaço e no mar para fazer medições das condições físicas e geográficas de uma região. Realiza censos, como os demográficos, para institutos de pesquisa. Estudos ambientais também fazem parte de seu trabalho. Atua no desenvolvimento urbano colaborando na estruturação de serviços de água, energia elétrica, esgoto, limpeza, telefonia e transporte.

Áreas de atuação

A mais comum é a representação cartográfica, a elaboração de mapas e cartas que mostram as características e acidentes geológicos de determinada área. O profissional pode levantar dados através da análise de fotografias aéreas, medidores na terra e no mar e sistemas aéreos e orbitais. Tanto empresas privadas quanto órgãos públicos recorrem ao trabalho desse profissional para elaborar projetos de infra-estrutura, urbanização e exploração de recursos naturais.

Mercado de trabalho

O setor público emprega o engenheiro cartógrafo em prefeituras, em órgãos como o Sistema de Informação Geográfica e o Sistema Público de Registro de Terras, entre outros. O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística utiliza seus serviços na coleta e interpretação de dados sobre a distribuição da população no território nacional. Empresas de energia, saneamento e telefonia também recorrem a esse profissional.

Voltar ao Topo



Engenharia Civil

O que é

O engenheiro civil planeja, supervisiona e vistoria construções e reformas. Analisa as condições do local, como o tipo de solo, para determinar como deverão ser feitas as fundações. Planeja instalações elétricas, hidráulicas e outras. Seleciona materiais e mão-de-obra e supervisiona o andamento do trabalho. Pode se envolver na administração de edifícios zelando pelo bom uso e pela preservação da infra-estrutura.

Áreas de atuação

Com o campo de atuação é vasto, o engenheiro geralmente se especializa. Ele pode se ocupar de grandes obras urbanas como estádios e shopping centers. Outra área de grandes projetos são as vias de circulação, como estradas, pontes, viadutos. A análise do solo e a escolha de materiais para a construção de estruturas e fundações de obras é outra opção. O engenheiro civil também cuida das instalações hidráulicas, incluindo obras de saneamento. O gerenciamento de construções é outra de suas atribuições.

Mercado de trabalho

Como a construção civil é uma das molas do desenvolvimento, sempre há trabalho, mas este está condicionado à região e à situação econômica do momento. A área imobiliária é afetada diretamente por este último fator e por isso oscila. O setor de portos, aeroportos, hidrelétricas e siderúrgicas está em crescimento. Estatais como Petrobras e Sabesp buscam o profissional para grandes obras de infra-estrutura. As indústrias aeronáutica e automobilística também oferecem muitas vagas, e nessas os especialistas em segurança têm destaque.

Voltar ao Topo



Engenharia da Computação

O que é

Criar e desenvolver computadores e programas, os chamados hardware e software, é tarefa desse profissional. Ele analisa as demandas do mercado para conceber novos produtos. Instala redes de comunicação de computadores e de telefonia. Desenvolve sistemas de segurança. Presta assistência técnica para empresas. Atua nos setores comercial, industrial e científico.

Áreas de atuação

O campo é vasto, já que a informatização otimiza o trabalho em qualquer tipo de organização, desde escolas até grandes indústrias. As principais atividades são a criação de computadores e de sistemas e aplicativos. O engenheiro da computação pode se envolver no setor de marketing e vendas. Outra opção é prestar assistência técnica para empresas, instalando e mantendo redes de comunicação e sistemas de segurança. As indústrias de grande porte empregam o profissional na automação e na robótica.

Mercado de trabalho

O mercado é bom e deve continuar assim, pois uma infinidade de organizações privadas e públicas incorpora a informática em diversas etapas do trabalho. Além da atuação no desenvolvimento de produtos de hardware e software, o setor de telecomunicações oferece muitos postos, pos está em franca expansão. O engenheiro da computação ainda encontra trabalho nas áreas de gerência, banco de dados, comércio eletrônico e sistemas de segurança. O governo tem incentivado a formação desse profissional para fazer frente à competição com países como Índia e China, por isso o ensino e a pesquisa são outras vertentes de atuação.

Voltar ao Topo



Engenharia Elétrica

O que é

O engenheiro elétrico se ocupa da geração, da distribuição e da aplicação da energia elétrica. Elabora redes e sistemas de transmissão. Desenvolve peças e equipamentos eletroeletrônicos.

Áreas de atuação

Atua no setor de eletrotécnica, que envolve todo o processo de geração e transmissão de energia, a infra-estrutura necessária para isso, como usinas, e a concepção de equipamentos elétricos. Outro área de trabalho é a eletrônica, que envolve o desenvolvimento de componentes eletrônicos para sistemas de telecomunicação, computação e telefonia. Nas grandes indústrias, implanta linhas de produção automatizadas. Também projeta e mantém aparelhos e instrumentos voltados para a área médica.

Mercado de trabalho

A crise energética ocorrida alguns anos atrás, a preocupação com o uso racional de energia e a busca de fontes alternativas garantem vagas agora e no futuro no setor de geração de energia. Eletrônica e automação são áreas em crescimentos nos grandes pólos industriais, por exemplo nas indústrias de produtos para informática e automobilística.

Voltar ao Topo



Engenharia Física

O que é

Nessa modalidade de engenharia, os conhecimento da física são utilizados na criação e no desenvolvimento de tecnologias e seus materiais. Os supercondutores são um exemplo do trabalho desse profissional. Ele encontra campo de trabalho na eletrônica, inclusive na área de miniaturização de componentes. Projeta equipamentos para uso médico, entre eles os que utilizam raios laser. As indústrias química e petroquímica também empregam suas habilidades.

Áreas de atuação

No setor de telecomunicações e na área de equipamentos médicos o profissional desenvolve dispositivos óticos necessários em diversos aparelhos. Atua no setor energético explorando técnicas e mecanismos de captação e aproveitamento de energia elétrica, nuclear e solar. Trabalha em projetos de monitoramento ambiental. É muito atuante na criação de novos materiais como semicondutores e componentes eletrônicos.

Mercado de trabalho

A primeira turma se formou em 2004 e a profissão está em alta. Ainda faltam profissionais no mercado. A principal área é a de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais. Os setores de telecomunicações, energético e de medicina oferecem muitos postos de trabalho. Ainda existem oportunidades em organizações ambientais, bancárias e farmacêuticas, entre outras.

Voltar ao Topo



Engenharia Hídrica

O que é

O aproveitamento, a preservação e a recuperação dos mananciais de água são responsabilidade desse profissional. Ele avalia o potencial de bacias hidrográficas para o uso humano. Planeja a captação, o transporte, o tratamento e a utilização dos recursos hídricos. Desenvolve e ajuda na implantação de políticas de uso racional de mananciais. Participa de obras de irrigação, drenagem e saneamento. Projetos de infra-estrutura como represas, portos e canais também se beneficiam de seus conhecimentos.

Áreas de atuação

O estudo do impacto ambiental da exploração da água para uso humano é uma das principais áreas de atuação do engenheiro hídrico. Por isso mesmo cabe a ele orientar a utilização desses recursos por parte dos mais diversos setores, desde a irrigação de lavouras até a construção de hidrelétricas. Outra grande preocupação atual sob a alçada desse profissional é evitar o desperdício de água, tratá-la para o consumo humano, manter e recuperar os mananciais de água.

Mercado de trabalho

O maior empregador é o setor público. A exploração petrolífera vem se intensificando no Brasil e exige especialistas em hidráulica, o que abre postos de trabalho. Como a maior parte da energia gerada no país provém de hidrelétricas, o profissional encontra muitas vagas nessa área. O gerenciamento de bacias hidrográficas em órgãos do governo é outro pólo de emprego. Na iniciativa privada as oportunidades se concentram nas grandes obras, como construção e manutenção de represas e hidrelétricas, e no tratamento dos dejetos industriais.

Voltar ao Topo



Engenharia Industrial

O que é

Este profissional se ocupa dos mais variados aspectos da produção industrial, desde a instalação da rede elétrica até a inspeção do produto final. Sua função é otimizar tempo, espaços, recursos, mão-de-obra, matérias primas. Ele estuda custos, gerencia recursos humanos, materiais e equipamentos. Pode se especializar ou trabalhar em conjunto com engenheiros mecânicas, elétricos, têxteis, entre outros.

Áreas de atuação

Pode se envolver diretamente na produção, administrando turnos de trabalho, uso do maquinário, aproveitamento de matéria-prima. Também atua na logística do negócio, estabelecendo recursos, implantando processos e garantindo a viabilidade comercial. Outra opção é cuidar da infra-estrutura, projetando fábricas e selecionando os equipamentos necessários. O controle de qualidade da produção também pode ser atribuição desse profissional.

Mercado de trabalho

Setores como o petrolífero, de álcool e de cana-de-açúcar estão em franco crescimento e podem absorver o engenheiro industrial em diversas funções. Existem oportunidades ainda nas áreas de telecomunicações, que cresce no país, de computação, pela versatilidade do profissional, e biomédica, no desenvolvimento de equipamentos de exame e diagnóstico.

Voltar ao Topo



Engenharia de Materiais

O que é

Nessa especialidade, o engenheiro seleciona matérias primas para criar materiais industrializados para diversos fins. Também aperfeiçoa materiais existentes e obtém combinações de materiais diferentes. As aplicações desse trabalho são vastas. O profissional encontra campo de trabalho em indústrias como a automobilística, metalúrgica, petroquímica, siderúrgica e plástica, entre outras.

Áreas de atuação

Basicamente são três. Derivados do petróleo, os compostos de acrílico, borracha, plásticos e resinas são utilizados para criar uma infinidade de produtos. A reciclagem desses materiais, por sua vez, cresce com a preocupação com a degradação ambiental. As cerâmicas são outra vertente do trabalho do engenheiro de materiais. Outra delas são as ligas metálicas, também empregadas em grande variedade de produtos.

Mercado de trabalho

O profissional encontra postos de trabalho nas três áreas, de derivados de petróleo, de cerâmicas e metais. O Brasil tem investido na produção de polímeros e na exploração de minérios como matéria-prima. As contratações se concentram nas indústrias metalúrgicas, petroquímicas e siderúrgicas, tanto na criação de produtos quanto na concepção e aplicação de técnicas de reciclagem.

Voltar ao Topo



Engenharia Mecânica

O que é

Este profissional projeta e testa máquinas e equipamentos mecânicos para diversos usos. Supervisiona a construção desses aparelhos. Seleciona a matéria-prima necessária para cada tipo de máquina. Organiza procedimentos de segurança na sua operação. Realiza a manutenção dos equipamentos. Pode ainda se envolver na venda de produtos.

Áreas de atuação

O engenheiro pode se envolver em todas as etapas do processo de fabricação de equipamentos mecânicos. Ele projeta e testa modelos. Uma vez aprovados, gerencia sua construção. Instala e modifica linhas de produção. Como vendedor, envolve-se na comercialização dos produtos e presta assistência técnica.

Mercado de trabalho

As indústrias automobilística, de alumínio e petroquímica se expandem no Brasil. O governo voltou a investir na indústria naval, o que cria novas oportunidades de trabalho. Outras áreas em desenvolvimento no país são a aeronáutica e a agrícola.

Voltar ao Topo



Engenharia Mecatrônica

O que é

A automação, o uso de máquinas que substituem o trabalho humano, é o ramo de trabalho do engenheiro mecatrônico. Ele projeta máquinas e softwares para diversas indústrias. Adapta e atualiza o maquinário onde ele já está em operação. Faz também a manutenção e em alguns casos opera máquinas, como robôs.

Áreas de atuação

Na área industrial, o profissional desenvolve e implanta projetos de automação nas linhas de produção. A robótica é uma das vertentes da automação, e os robôs são utilizados para agilizar e baratear a produção e realizar tarefas perigosas. Para os setores comercial e residencial o engenheiro mecatrônico desenvolve sistemas automatizados de ar condicionado, elevadores e iluminação, entre outros. A indústria de biotecnologia utiliza equipamentos projetados por esse profissional. Ele cria softwares e realiza a programação dessas máquinas.

Mercado de trabalho

Diversas ramos da indústria empregam o profissional, como o automobilístico, o químico e o petroquímico, para implantar sistemas de automatização e robotização. A indústria de equipamentos médicos e os hospitais também o contratam para instalar e operar máquinas, sistemas de informação e bancos de dados. Ele também é procurado por empresas preocupadas com a preservação ambiental que buscam maneiras de economizar água e limitar a emissão de poluentes.

Voltar ao Topo



Engenharia Metalúrgica

O que é

O engenheiro metalúrgico participa de todo o processo de conversão de minérios em produtos metálicos. Faz a extração mineral procurando preservar o meio ambiente. Transforma a matéria prima em metais e ligas metálicas para diversos usos, como latas de refrigerante ou trens de pouso. Combina metais com outros materiais para criar novos produtos. Auxilia na construção de instalações apropriadas para a produção e na administração do negócio. Pode atuar como consultor, vendedor e assistente técnico.

Áreas de atuação

O profissional está presente em muitos setores da atividade industrial, em especial nas indústrias de base e de metalurgia. Ele estuda as propriedade dos minérios e sua aplicabilidade. Orienta a produção, desde o desenvolvimento de equipamentos e a construção de instalações até o tratamento dos metais para cada uso específico. Pode atuar na gestão do negócio, realizar vendas e prestar assistência técnica.

Mercado de trabalho

O mercado é vasto e a profissão é relativamente nova. Indústrias de grande porte, como as metalúrgicas, siderúrgicas, automobilística, aeroespacial e naval precisam desse profissional ainda escasso. A mineração e a produção de aço são os maiores empregadores, mas os EUA, grande importador do aço brasileiro, tem diminuído o comércio com o Brasil, e existe uma tendência mundial de desaceleração da produção siderúrgica, o que cria instabilidade no mercado.

Voltar ao Topo



Engenharia de Minas

O que é

O engenheiro de minas localiza e estuda reservas e jazidas de minerais, combustíveis fósseis e de água. Analisa a possibilidade de extração, a viabilidade comercial e os usos desses recursos. Busca a exploração sem danos ao meio ambiente. Orienta obras como pontes, barragens e túneis. Presta consultoria e emite laudos técnicos. Como pesquisador, desenvolve novos produtos, técnicas e equipamentos de extração.

Áreas de atuação

Pode se especializar na prospecção, a localização de reservas e jazidas. Outra função do engenheiro de minas é a lavra, a extração mineral propriamente dita, o que envolve toda a logística de remoção, transporte e estocagem. A etapa seguinte, o beneficiamento ou tratamento do material, também faz parte de seu trabalho. A reciclagem e a diminuição do impacto ambiental da extração são sua atribuição. Obras de infra-estrutura como túneis e pontes necessitam da análise desse profissional.

Mercado de trabalho

O mercado é propício para esse profissional. O Brasil tem a sexta maior reserva de minério de ferro do mundo e é rico em outros minerais. A presença de multinacionais e a privatização de estatais cria vagas para esse profissional ainda escasso no setor. As mineradoras são as maiores empregadoras, mas existem oportunidades nas indústrias de carvão, cimentos, fertilizantes, química e petróleo, entre outras. O setor público contrata profissionais em órgãos como o Ministério de Minas e Energia e o Departamento Nacional de Produção Mineral.

Voltar ao Topo



Engenharia Naval

O que é

O engenheiro naval projeta, constrói e mantém todo tipo de embarcações, como navios e submarinos, e seus equipamentos. Também concebe plataformas marítimas e tubulações, como aquelas utilizadas na exploração petrolífera. Gerencia o transporte marítimo, o que envolve o tráfego de embarcações e os sistemas de comunicação.

Áreas de atuação

Projeta embarcações para uso em lagos, rios, mares e oceanos, para o transporte de cargas e passageiros. Na construção naval, escolhe as matérias-primas e orienta a fabricação de acordo com o uso da embarcação. Tubulações submarinas e plataformas oceânicas são desenvolvidas por esse profissional. Realiza serviços de manutenção e reparo na estrutura e nos equipamentos. Estuda novas tecnologias para a área de exploração submarina. Organiza o transporte marítimo em todas as etapas, do embarque ao desembarque.

Voltar ao Topo



Engenharia de Petróleo e Gás

O que é

O profissional dessa área da engenharia detecta jazidas de petróleo e gás natural. Planeja a exploração desse recursos minimizando os impactos ambientais. Além da extração, ele se ocupa do transporte até as refinarias. Como consultor, trabalha para empresas de importação e exportação cotando preços e localizando compradores. Consultorias ambientais também utilizam seus serviços. A maioria das companhias que exploram petróleo são estrangeiras, por isso é preciso dominar o inglês e conhecer a legislação internacional nessa área.

Áreas de atuação

Trabalha em petroleiros, petroquímicas, plataformas marítimas e refinarias. O engenheiro participa de todas as etapas, como localização de jazidas, desenvolvimento de equipamentos, extração, transporte e comercialização. Pode ainda atuar como consultor de empresas de exploração, de importação e exportação e de organizações de proteção do meio ambiente.

Mercado de trabalho

As grandes refinarias, como Ipiranga, Petrobras, Shell, são as maiores contratantes. Empresas que fabricam equipamento para a extração são outra boa opção. A auto-suficiência na produção de petróleo e a descoberta de novos poços de gás natural impulsionam o setor. Mas a crise com a Bolívia, que exporta gás para o Brasil, pode causar aumento substancial do produto a partir de 2007, o que prejudicaria o mercado.

Voltar ao Topo



Engenharia de Produção

O que é

O engenheiro de produção se envolve em todas as etapas do empreendimento de uma empresa. Sua principal função é aumentar a produtividade. Ele seleciona matérias-primas, mão-de-obra e maquinário, organizando o processo de produção. Pode se envolver com as áreas de finanças, analisando a utilização dos recursos financeiros. A logística, que envolve armazenamento, transporte e distribuição, também é de sua alçada. O setor de marketing e vendas é outra vertente de seu trabalho.

Áreas de atuação

O profissional acompanha toda a produção, desde a seleção da matéria-prima até a chegada ao ponto de venda. Ele se encarrega também do controle de qualidade. Na área de engenharia do trabalho, organiza os recursos humanos. Pode administrar o setor financeiro da empresa, lidando com a aplicação de orçamento, prazos, juros. Define a estrutura organizacional do negócio de acordo com seu mercado.

Mercado de trabalho

Por ter um perfil variado e atuar em vários setores, esse profissional tem postos de trabalho garantidos em diversos ramos. O salário é superior ao de outros engenheiros e há carência de especialistas. Ele encontra vagas principalmente em grandes indústrias, como automobilística, eletrônica, metalúrgica, de cigarros e bebidas. É muito requisitado na área logística. Por também se encarregar das finanças, consegue colocação em bancos.

Voltar ao Topo



Engenharia Química

O que é

Utilizar matérias-primas para a criação de produtos químicos dos mais variados usos é o trabalho desse engenheiro. Ele desenvolve e implementa técnicas, equipamentos, infra-estrutura e produtos para setores como os de papel, plásticos, remédios, tintas, entre outros. Cabe a ele zelar pela preservação ambiental nas linhas de produção e ainda se ocupar dos dejetos industriais.

Áreas de atuação

O engenheiro desenvolve produtos e aprimora os já existentes. Organiza a produção, o que envolve recursos humanos, maquinário, segurança, estocagem. Esse profissional ainda pode se ocupar da preservação ambiental para evitar a poluição e trabalhar em indústrias de tratamento de poluentes.

Mercado de trabalho

O mercado está em expansão. A variedade de empreendimentos nos quais o profissional pode atuar é vasta, como o setor de alimentos, de fármacos, de plásticos, petroquímico, de tecidos, de tintas e tinturas, entre outros. Empresas preocupadas com a questão ambiental utilizam seus conhecimentos, assim como aquelas que reciclam ou processam dejetos. No setor público, ele encontra vagas em órgãos municipais e na rede de ensino.

Voltar ao Topo



Engenharia Sanitária

O que é

O engenheiro sanitário tem como principal função o tratamento da água, do esgoto e do lixo. Ele zela pela preservação da água em fontes naturais e reservatórios. Gerencia a distribuição de água e a rede de esgotos. Determina a coleta e o destino do lixo industrial, hospitalar e residencial. Realiza trabalho de prevenção contra a poluição ambiental e tratamento de resíduos em indústrias. Pode auxiliar no controle da poluição atmosférica, marinha e costeira.

Áreas de atuação

Como a água é um recurso finito e não-renovável, cabe ao profissional preservar os mananciais. Também é sua função cuidar da qualidade de água e racionalizar seu uso. O engenheiro sanitário previne a contaminação e recupera áreas degradadas. Na área de saneamento, administra redes de esgoto, de coleta de lixo e de tratamento de resíduos industriais.

Mercado de trabalho

Tanto o setor privado quanto o público empregam o profissional. Órgãos municipais, estaduais e federais que administram os recursos hídricos necessitam do engenheiro, assim como aqueles que se ocupam do controle ambiental. Empresas particulares que realizam serviços de construção e manutenção das redes de água e esgoto e coleta e tratamento de lixo e resíduos também são grandes contratantes. Consultorias que atendem empresas preocupadas em cumprir a legislação ambiental oferecem postos de trabalho para esse profissional.

Voltar ao Topo



Engenharia de Telecomunicações

O que é

Esse profissional planeja, instala e mantém todas as redes de telecomunicações

- computadores, rádios, telefones e tevês. Faz o cabeamento aéreo e subterrâneo, tanto na terra quanto no mar. Lida com centrais de transmissão fixas e móveis e satélites. Faz a regulagem e manutenção de equipamentos. Estuda novas tecnologias e cria novos produtos.

Áreas de atuação

A criação, implantação e manutenção de infra-estrutura e sistemas para a transmissão de dados é a principal área de atuação desse engenheiro. O profissional pode trabalhar no gerenciamento técnico e comercial do negócio. Projetar novas tecnologias e produtos é outra opção. O desenvolvimento da infra-estrutura para internet sem fio e tevê digital é um novo nicho de trabalho.

Mercado de trabalho

A privatização das empresas de telefonia e as vendas de celulares abriram vagas no mercado. Outra vertente de atuação são os serviços de internet, incluindo a ampliação da rede sem fio. O setor de tevê a cabo também proporciona postos de trabalho, que devem crescer com a chegada da televisão digital. O engenheiro pode trabalhar desenvolvendo produtos e tecnologias. Outra opção é a operação de centrais de transmissão e a administração de serviços. Professores encontram oportunidades, já que o mercado precisa de profissionais. No setor público, as forças armadas e as agências reguladoras contratam por meio de concursos.

Voltar ao Topo



Engenharia Têxtil

O que é

Esse engenheiro projeta e supervisiona a infra-estrutura, os equipamentos e a mão-de-obra utilizadas nas indústrias têxtil, que fabrica fibras, fios e tecidos, e de confecção, que fabrica roupas. Além disso, pesquisa e desenvolve novos materiais e produtos. Trabalha ao lado de estilistas para viabilizar suas criações. Pode se envolver com vendas e atendimento ao consumidor.

Áreas de atuação

Orienta a fabricação de fios, fibras, tecidos e de peças de vestuário. Projeta e faz a manutenção dos equipamentos necessários. Elabora novos produtos com materiais sintéticos e combinações de materiais. Cria padrões de cores, desenhos e estampas. Realiza o controle de qualidade do produto final.

Mercado de trabalho

O setor se modernizou e aumentou suas exportações, o que gera boas perspectivas. São poucos os cursos de graduação, por isso a demanda de engenheiros têxteis é maior que a disponibilidade. Profissionais envolvidos na criação de fios e tecidos são valorizados, assim como aqueles que desenvolvem novas cores e padronagens. As maiores oportunidades estão no sul e sudeste, mas norte e nordeste têm ampliado sua participação na área de fiação e fibras.

Voltar ao Topo



Estatística

O que é

O estatístico coleta dados através de pesquisas para estudar fenômenos sociais, como economia, saúde, hábitos de consumo da população. Analisa as informações e faz previsões, aponta tendências, orienta ações. Seus estudos podem ser utilizados para muitos fins, como medir a densidade demográfica, conhecer a preferência do eleitorado, testar novos produtos, entre muitos outros.

Áreas de atuação

Uma área muito ativa é a de pesquisa de consumidores, na qual o profissional detecta os desejos e necessidades de clientes de determinado perfil para agências de publicidade e propaganda. Os institutos de pesquisa têm muito trabalho em épocas de eleição, analisando a tendência do eleitorado. O estatístico pode elaborar programas de computador e bancos de dados para organizar informações. Atua também na área médica, testando medicamentos e coordenando pesquisas científicas. Realiza controle de qualidade em vários segmentos da indústria. No ramo da internet, projeta ferramentas de busca e bancos de dados digitais.

Mercado de trabalho

A maioria das empresas de pesquisa e estatística está no sudeste e em Brasília, e é aí que o trabalho se concentra. Veículos de comunicação e partidos políticos recorrem a elas em períodos de eleição. Inúmeras indústrias e negócios utilizam essas organizações para conhecer e atender seus clientes. Bancos e empresas de crédito contratam estatísticos para realizar análises de risco. As áreas de controle de qualidade e pesquisa clínica oferecem boas oportunidades.

Voltar ao Topo



Física

O que é

O físico estuda as relações entre a matéria e a energia do universo. Tanto os átomos quanto as galáxias são objeto de suas análises. Esse conhecimento pode ser colocado em prática em diversos setores, desde a aerodinâmica dos carros até a realização de experiências médicas e alimentares na estação espacial internacional.

Áreas de atuação

São muitos os campos. Na indústria automobilística, pode desenvolver materiais isolantes e de amortecimento. A medicina tem necessidade de criação de aparelhos de diagnóstico e tratamento e instrumental cirúrgico. O físico cria novos materiais na área da alta tecnologia, como semicondutores, fibras óticas e equipamentos de laser. Pode ainda lecionar e realizar pesquisas.

Mercado de trabalho

Existe uma grande carência de professores no Brasil, por isso muitos profissionais escolhem a docência. A área de pesquisa é bastante restrita e competitiva e exige pós-graduação. Existem oportunidades no setor médico, no desenvolvimento de equipamentos de diagnóstico e tratamento, como os de radiologia e de odontologia. Bancos e instituições financeira contratam o profissional para aplicar cálculos matemáticos em análises da bolsa de valores. Projetar novos materiais para indústrias que trabalham com ligas e metais é outra possibilidade. No setor de telecomunicações, ele atua na aplicação dos usos de fibras óticas para transmissão de dados.

Voltar ao Topo



Geofísica

O que é

É o estudo das características do interior da Terra. Com os dados que coleta, o geofísico pode compreender e prever fenômenos como terremotos, maremotos e erupções vulcânicas. Conhecendo a formação do solo, assessora projetos de construção. Empresas de prospecção e extração mineral e petrolífera também necessitam da assessoria desse profissional. Ele ainda pode realizar estudos sobre o impacto ambiental das ações humanas.

Áreas de atuação

No campo da pesquisa científica, o profissional estuda fatores como a curvatura do globo e as temperaturas no interior da Terra. Ele pode prestar assessoria em estudos ambientais detectando fenômenos como erosão do solo e contaminação de lençóis de água. Auxilia projetos de infra-estrutura como túneis e pontes. No ramo da exploração de recursos naturais, localiza jazidas de gás, minérios e petróleo.

Mercado de trabalho

O setor petrolífero está em expansão e carece de mão-de-obra qualificada, assim como o de exploração mineral, e ambos concentram as maiores oportunidades de emprego. Para especialistas em construção civil existe trabalho em construtoras de grandes obras como barragens, túneis e estradas. No setor público, a área de geofísica ambiental oferece vagas.

Voltar ao Topo



Geologia

O que é

A origem da Terra, as transformações que ela sofre com o tempo e a utilização dos recursos que ela oferece são os objetos de investigação do geólogo. Ele estuda a formação do solo e das rochas. Pode prevenir catástrofes como enchentes ou terremotos. Projeta e supervisiona obras como usinas, túneis, reservatórios. Orienta a exploração de fontes de água, gás, minério e petróleo. Busca evitar a contaminação do meio ambiente por dejetos e materiais radioativos.

Áreas de atuação

O geólogo pode prestar assessoria para organizações que se ocupam da preservação ambiental. Também ajuda a recuperara áreas degradadas. Construtoras de diversos tipos buscam seu conhecimento de solo e rochas para garantir a segurança de seus projetos. A geofísica, que estuda os fenômenos físicos no interior da Terra, é outro campo de atuação. Empresas de exploração de água, gás e petróleo também necessitam de sua orientação em seus projetos.

Mercado de trabalho

Faltam profissionais qualificados no mercado. O setor público emprega principalmente especialistas em análise ambiental em prefeituras. Os maiores contratantes no momento são as mineradoras e petrolíferas, tanto estatais quanto privadas. Empresas de prevenção de vazamento de combustível em postos de gasolina são outra opção de trabalho.

Voltar ao Topo



Informática biomédica

O que é

Esse profissional desenvolve equipamentos e softwares para uso na área médica. Informatiza hospitais, centros de saúde, clínicas e otimiza o trabalho nesses locais. Desenvolve equipamentos de diagnóstico. Implanta sistemas de bancos de dados e de análise de exames.

Áreas de atuação

A criação de programas de computador para otimizar o trabalho em locais de atendimento médico é uma das vertentes de trabalho, que envolve desde a emissão de senhas até a impressão de receitas. O desenvolvimento, a operação e a manutenção de equipamentos de exame é outra possibilidade. Bancos de dados com informações sobre pacientes e de estudos de biogenética, como a catalogação de genes e proteínas, também são atribuição desse profissional.

Mercado de trabalho

Só existe um curso no Brasil, e a primeira turma se forma no final de 2006. Mas a perspectiva de trabalho é boa em hospitais, clínicas e centros de saúde, e os estagiários já se empregam em centros de pesquisa. A consultoria e a criação de softwares devem oferecer boas oportunidades.

Voltar ao Topo



Matemática

O que é

O matemático usa a ciência do cálculo em diversas aplicações. A mais comum é o ensino das operações básicas nas escolas. Ele é útil em vários setores da indústria que envolvem análises técnicas, desde o automobilístico até a genética. É essencial no ramo da informática. Também é presença obrigatória na área de economia e finanças. Ciências teóricas, como a astronomia, e aplicadas, como a aerodinâmica oferecem muito campo de trabalho para esse profissional.

Áreas de atuação

A docência é a que oferece mas oportunidades de emprego, em todos os níveis de ensino. Lidar com a linguagem de computadores é outra vertente do trabalho do matemático. Outra área de atuação é a de modelagem, na qual o profissional desenvolve modelos matemáticos para prever situações, como em pesquisas eleitorais, mercados de ações, entre outros.

Mercado de trabalho

Em todo o país, a rede pública de ensino sofre de falta de professores, por isso esse é o mercado que mais absorve os graduados. O cenário é parecido nas instituições de ensino privado. Outros grandes empregadores são bancos, instituições financeiras, institutos de pesquisa e estatística e consultorias de várias espécies.

Voltar ao Topo



Meteorologia

O que é

A meteorologia estuda as condições físicas da atmosfera terrestre e prevê seu comportamento em determinados lugares durante um certo período. O profissional se familiariza com ventos, correntes marítimas, chuvas, temperaturas do ar e da água. Coleta informações com equipamentos como satélites e radares e cria modelos de análise e previsão em computadores.

Áreas de atuação

São várias as utilidades das previsões meteorológicas. Na agricultura essa ciência é vital para prever as melhores épocas de plantio e colheita e os riscos à plantação e aos animais, como tempestades, tornados etc. Os tráfegos aéreo e marítimo também contam com a meteorologia para realizar viagens com segurança. Na área ambiental, o profissional estuda mudanças como o efeito estufa. Os meios de comunicação contratam esse profissional para a previsão do tempo e para evitar interferências nas transmissões. No setor técnico, ele pode desenvolver equipamentos de medição de dados.

Mercado de trabalho

A previsão do tempo é o setor que mais emprega, e faltam profissionais no mercado. Muitos órgãos públicos contratam o meteorologista, assim como institutos de pesquisa como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),mas também empresas privadas, que vendem seus serviços aos meios de comunicação. Professores também são procurados, já que os cursos de formação estão crescendo no país.

Voltar ao Topo



Química 

O que é

O químico pesquisa substâncias naturais e sua utilidades. Faz combinações de elementos diferentes e desenvolve novos materiais. Projeta e realiza manutenção de equipamentos em indústrias de diversos setores.

Áreas de atuação

Os especialistas em química industrial trabalham em setores como o alimentício, farmacêutico, cosmético, de papel e celulose, têxtil, petroquímico e agroquímico. Na área de pesquisa, testam combinações químicas e produzem artigos acadêmicos. O ensino também é uma opção para o químico. Ele se ocupa da preservação ambiental tratando resíduos industriais que podem poluir águas e solo.

Mercado de trabalho

O mercado é promissor. Empresas preocupadas com a legislação ambiental procuram especialistas no tratamento de dejetos industriais, reciclagem e reaproveitamento da água. Ainda no setor industrial, empresas alimentícias, de tecidos e de remédios são grandes empregadoras. A produção de cosméticos e derivados do petróleo também utilizam seus conhecimentos, e mais recentemente as indústrias de álcool e cana de açúcar. No setor público, órgãos como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) começam a contratar através de concurso público.

Voltar ao Topo

 


Sistemas de Informação

O que é

Criar, instalar e manter redes de computadores é trabalho do bacharel em Sistemas de Informação. Ele monta bancos de dados, desenvolve sites, atualiza equipamentos, soluciona problemas técnicos. Atua nos setores comercial, industrial e de serviços, já que a informatização se faz presente em todos eles.

Áreas de atuação

O suporte técnico é uma das áreas de atuação do profissional, atualizando e reparando equipamentos. O webdesign, a criação e manutenção de sites na internet, é uma especialidade do técnico em SI. O fluxo de informação através das redes de computadores dentro de empresas é outra de suas responsabilidades. Ele também pode atuar na área de marketing e venda de programas e máquinas e ajudar na logística do negócio.

Mercado de trabalho

Embora a concorrência seja grande, o mercado está em expansão. Os principais contratantes são bancos, consultorias, indústrias de diversos setores e seguradoras. No setor de telecomunicações, o profissional encontra vagas em empresas de internet e telefonia. Quanto maior a especialização, melhores as oportunidades. Grande parte dos profissionais atua como prestador de serviços. A pesquisa e a docência também são boas opções.

Voltar ao Topo


 

Tecnologia de Laticínios

O que é

O profissional de Tecnologia de Laticínios é responsável pela produção do leite e todos os seus derivados, como iogurtes, manteigas, queijos, sorvetes. Supervisiona toda a produção, da ordenha ao produto final. Implanta equipamentos, cuida da higiene do processo, gerencia o armazenamento e o transporte. Desenvolve novos produtos e aprimora os conhecidos.

Áreas de atuação

A automação da produção é uma de suas atividades. O controle de qualidade, desde a matéria-prima até a embalagem, também é sua função. Ele pode ainda desenvolver produtos derivados do leite de acordo com as demandas do mercado.

Mercado de trabalho

O profissional é novo no mercado e encontra vagas com facilidade. As melhores colocações estão no sudeste. A área de controle de qualidade oferece muitos postos de trabalho, devido à preocupação com as normas sanitárias e com as exigências do consumidor. O bacharel pode trabalhar em propriedade rurais ou em grande indústrias de laticínios.

Voltar ao Topo

 

 

Humanas

 

Administração

O que é

O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos.

Áreas de atuação

No dia-a-dia da profissão, o administrador pode conduzir as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos e de seleção, admissão e demissão de funcionários e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, cuida de custos, orçamentos e fluxos de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços da firma. O administrador pode trabalhar em qualquer região do país e nos mais diversos setores – de hospitais, fábricas e escolas a ONGs, empresas do setor público e aquelas dedicadas ao comércio pela internet.

Mercado de trabalho

Para se manter competitivas, empresas de todos os setores buscam uma gestão cada vez mais profissional. E o responsável por isso é o administrador. Hoje em dia, essa preocupação cresce nas empresas de pequeno e médio portes, que almejam a expansão dos negócios. No setor privado, espera-se que o profissional tenha conhecimentos de logística, produção e marketing. Especialistas em recursos humanos capazes de elaborar planos de cargos e salários também encontram vagas. Responsável pela absorção de quase 30% dos formados, o setor de serviços, principalmente nos grandes centros urbanos, é o que mais emprega o administrador. Esse segmento inclui bancos, comércio e grandes empresas varejistas. O administrador pode atuar ainda em áreas técnicas, participando da decisão sobre quais processos da empresa serão automatizados.

Voltar ao Topo



Arqueologia

O que é

O arqueólogo estuda civilizações antigas por meio dos vestígios encontrados nos locais que ocuparam. Empregando técnicas de escavação, ele descobre restos como objetos e ossadas e utiliza seu conhecimento histórico para determinar a identidade e os hábitos de povos desaparecidos. Também trabalha em lugares onde serão realizadas obras de infra-estrutura, como estradas e ponte, para determinar se são sítios arqueológicos. Análises ambientais também podem ser realizadas por esse profissional.

Áreas de atuação

O trabalho de campo do arqueólogo envolve descobrir e escavar locais habitados no passado por povos desaparecidos, em busca de provas de sua existência. Em laboratórios, universidades e centros de pesquisa, ele analisa e cataloga objetos e elabora estudos científicos. O profissional ainda integra equipes de avaliação de dano ambiental e de construtoras.

Mercado de trabalho

A primeira turma de graduação em arqueologia vai se formar em 2008. No momento existem vagas em escritórios de arquitetura para a elaboração de relatórios arqueológicos, uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente para obras de infra-estrutura como estradas e hidrelétricas. A consultoria é outra opção de trabalho.

Voltar ao Topo



Arquitetura e Urbanismo

O que é

O arquiteto planeja a construção e reforma de imóveis. Procura harmonizar beleza, conforto e praticidade. Acompanha a construção e faz a decoração interna e externa. Como urbanista, planeja projetos de ocupação e de paisagismo em cidades.

Áreas de atuação

Projetar imóveis e supervisionar sua construção, calculando gastos e prazos, é tarefa do arquiteto. Ele também pode conduzir a restauração e a reforma de casas e edifícios antigos e degradados. O paisagismo, a criação de espaços abertos e com vegetação, é outra de suas áreas de atuação. Alguns profissionais se especializam na arquitetura de interiores, escolhendo materiais, móveis, objetos de decoração e otimizando os espaços. Os urbanistas planejam o uso dos espaços nas cidades e ordenam seu crescimento. Arquitetos podem ainda trabalhar na área da comunicação desenvolvendo a identidade visual de uma empresa ou marca.

Mercado de trabalho

Como está atrelado à construção civil, o mercado para esse profissional é instável, mas promete melhorar nos próximos anos. Os setores de decoração, urbanismo e otimização de espaços têm oferecido boas oportunidades. A competição nos escritórios de arquitetura nas grandes cidades é grande, por isso existem maiores chances em cidades menores. Projetos de desenvolvimento sustentável que preservam o meio ambiente também empregam esse profissional. Ainda existe procura na área de design de objetos e de comunicação visual.

Voltar ao Topo

 


Arquivologia

O que é

Selecionar, organizar, armazenar, preservar e restaurar documentos é o trabalho do arquivista. Ele lida com formatos variados, como CDs, disquetes, filmes, fotos, papéis. Cria bancos de dados e disponibiliza informações. Precisa ter uma boa base cultural para avaliar a importância do material e conhecimentos de informática para criar e manter arquivos digitais.

Áreas de atuação

São muitas as áreas em que o profissional pode atuar. Desde bibliotecas públicas até bancos necessitam do arquivista para cuidar de seu acervo documental. Uma de suas atividades é a preservação e restauração de documentos antigos, geralmente de valor histórico. Cabe a ele decidir o que deve ser conservado e descartado. A organização de acervos é sua responsabilidade. Tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas, ele orienta o público na consulta dos arquivos.

Mercado de trabalho

O setor público é o que mais emprega esse profissional devido ao seu tamanho. Empresas privadas como escritórios de advocacia, faculdades e hospitais procuram arquivistas para organizar e facilitar a consulta de seus acervos.

Voltar ao Topo



Artes Cênicas

O que é

Esse profissional cria, produz e atua em espetáculos artísticos no teatro, na tevê e no cinema. Como ator, pode trabalhar em comerciais, dublagens, filmes, novelas, peças. A direção de espetáculos é outra opção, assim como a cenografia, a criação e montagem de cenários, e a produção, que envolve toda a organização do evento. Pode escrever peças de ficção e didáticas e fazer críticas na imprensa.

Áreas de atuação

A interpretação é uma das vertentes do trabalho desse profissional. Nos bastidores, pode criar cenários, organizar a produção do espetáculo e dirigi-lo. Autores de peças, filmes, novelas também têm essa formação. A dublagem de comerciais, desenhos e filmes estrangeiros é outra opção. Também existe espaço na área acadêmica para professores e pesquisadores, e na imprensa para críticos de teatro, tevê e cinema.

Mercado de trabalho

Atores e atrizes geralmente começam em pequenos grupos de teatro, muitas vezes nascidos nas escolas. O eixo Rio-São Paulo é o principal pólo de trabalho, mas também o mais concorrido. As oportunidades na tevê têm crescido, assim como a procura de dubladores. O melhor caminho para os intérpretes são as agências, que conseguem testes para novatos no ramo.

Voltar ao Topo



Artes Plásticas

O que é

O bacharel em belas artes utiliza meios visuais para expressar suas criações artísticas. Pode trabalhar com argila, gesso, papel, madeira, metais, plásticos, entre outros materiais. Também faz uso do computador para criar imagens virtuais. Presta assessoria para museus e centros culturais. Desenvolve trabalhos em vídeo e animação para programas televisivos e comerciais. A docência é outra vertente do trabalho para os graduados.

Áreas de atuação

Na área da criação, pode seguir a carreira artística como desenhista, escultor, gravurista, pintor, entre outros. A restauração de objetos também é uma opção para quem tem grande bagagem cultural e histórica. O profissional pode organizar ou assessorar exposições e mostras em galerias de arte, museus e fundações culturais. Atua para agências de publicidade e emissoras de tevê desenvolvendo vinhetas e animações em vídeo e computação gráfica. Outra possibilidade é o ensino em todos os níveis.

Mercado de trabalho

O mercado sempre foi restrito, mas tem se ampliado. A atuação na publicidade de bens de consumo abre novas oportunidades. As leis de incentivo à cultura também têm criado vagas em espaços culturais. Outra tendência em alta são os investimentos de instituições privadas, como bancos, em eventos culturais, que geram empregos fixos e temporários. Galerias, museus e ONG contratam esse profissional para organizar e monitorar visitas em exposições. A área de produção cultural está em crescimento. A docência é outra boa opção.

Voltar ao Topo



Audiovisual

O que é

O profissional de audiovisual cria, produz e exibe programas para rádio, tevê, cinema e internet. Pode redigir roteiros e pautas, selecionar elenco e entrevistados, escolher cenários e locações, dirigir atores e técnicos, editar material de áudio e vídeo.

Áreas de atuação

São várias as áreas técnicas de atuação. Escrever pautas e roteiros e ajudar na criação de programas e filmes é uma delas. Outra é a captação e a edição de som e imagem. A montagem também é trabalho desse profissional. O produtor se ocupa da logística, que envolve prazos, orçamento, técnicos, elenco, cenário, entre outros. A direção é outra opção. Já o coordenador de programação escolhe os programas que são veiculados e seus horários de acordo com o perfil da emissora e do público. A operação de equipamentos também pode ser feita por esse profissional.

Mercado de trabalho

A publicidade oferece muitas oportunidades para profissionais que criam conteúdos para celulares e internet. Produtoras de cinema, tevê e vídeo são boas empregadoras. Documentários e vídeos institucionais para empresas são uma outra vertente de trabalho. É recomendável aos estudantes começar a estagiar cedo na área. A maioria das vagas surgem em grandes cidades, e o Rio de Janeiro tem se destacado na produção cinematográfica.

Voltar ao Topo



Biblioteconomia

O que é

Cabe ao bibliotecário classificar, organizar e divulgar informações disponíveis em mídias como CDs, discos, fitas, fotos, livros, revistas e vídeos. Ele zela pela conservação dos dados e de seus suportes. Auxilia a busca e o acesso dos usuários. Gerencia bancos de dados em computadores e digitaliza arquivos. Administra acervos em bibliotecas e centros de documentação.

Áreas de atuação

Parte do trabalho desse profissional é selecionar e catalogar o material arquivado. Também cabe a ele montar bancos de dados seguindo normas internacionais que facilitam a consulta. O bibliotecário pode administrar bibliotecas e centros de documentação, organizando desde a formação do acervo até sua conservação. Ele sistematiza o acúmulo e a divulgação de informações em diversos tipos de empresas.

Mercado de trabalho

O crescimento no número de escolas técnicas e universidades no país propicia campo de trabalho para o profissional. A transformação de acervos em arquivos digitalizados garante empregos para aqueles que se especializam em informática aplicada à área, tanto em instituições de ensino como em empresas e órgãos públicos. Em museus e centros de documentação, o bibliotecário cuida de documentos históricos. Grandes organizações como hospitais e empresas de comunicação também utilizam seus conhecimentos.

Voltar ao Topo



Ciências Sociais

O que é

As Ciências Sociais estudam o surgimento e o desenvolvimento das relações pessoais nas sociedades humanas. Os fenômenos culturais, econômicos, políticos são seu objeto de análise. Pesquisando opiniões, valores e comportamentos, o bacharel procura diagnosticar a sociedade de várias épocas e propor soluções para diversos problemas.

Áreas de atuação

Na sociologia, o profissional estuda as relações sociais dentro de um panorama histórico para entender suas mudanças. O antropólogo pesquisa o surgimento de grupos, tribos e etnias ao longo do tempo e as mudanças que causaram nas sociedades modernas. Já o cientista político estuda sistemas de governo, administrações de partidos e membros da classe política e as relações entre nações. O profissional pode se envolver em pesquisas de opinião para conhecer a reação de faixas da população a candidatos e acontecimentos políticos.

Mercado de trabalho

Há oportunidades nas áreas de desenvolvimento sustentável, educação, saúde e transporte. A docência emprega muitos profissionais, principalmente sociólogos. O setor de pesquisa também oferece vagas, seja na área social ou de levantamento de opinião. A assessoria política é outra opção. O cientista social costuma trabalhar no setor público fazendo diagnósticos socioeconômicos. Antropólogos se empregam mais facilmente em áreas rurais.

Voltar ao Topo



Cinema e Vídeo

O que é

A criação de produtos audiovisuais é o trabalho do bacharel em Cinema e Vídeo. Ele pode desenvolver vídeos artísticos, jornalísticos e institucionais. O profissional está capacitado para áreas técnicas como edição, iluminação, montagem, sonorização, entre outras. Também escreve roteiros, produz e dirige.

Áreas de atuação

A animação é uma área em crescimento, especialmente a que utiliza elementos de computação gráfica. Roteiristas podem escrever histórias inéditas ou adaptar obras de terceiros. A produção envolve grande parte da logística, desde a captação de patrocínios até a escolha de locações. O diretor orienta a equipe e o elenco nas filmagens, enquanto o diretor de arte se ocupa do aspecto visual do que está sendo filmado, como cenários, maquiagem e figurinos. O profissional também pode cuidar da fotografia, da sonorização, da montagem e da edição final.

Mercado de trabalho

Os comerciais e os vídeos institucionais, ou seja, de empresas, têm aumentado e criam oportunidades. Emissoras estrangeiras estão começando a produzir conteúdo local para a tevê a cabo e também ampliam o mercado. ONGs envolvidas em projetos de comunidades carentes e produtoras de documentários também são uma opção. Além disso, o cinema brasileiro passa por uma revitalização e têm colocado mais títulos no mercado. Se for aprovada a legislação que obriga as salas de cinema e as tevês a respeitar uma cota de exibição de filmes nacionais, o mercado pode melhorar, principalmente no setor de distribuição.

Voltar ao Topo



Comunicação das Artes do Corpo

O que é

O bacharel desta área utiliza o corpo como meio de expressão. Dominando disciplinas que incluem estudos sociais como filosofia e semiótica aliados à dança e às artes cênicas, ele cria e encena espetáculos coreográficos.

Áreas de atuação

A criação de espetáculos cênicos é um dos trabalhos desse profissional. Ele também pode interpretar personagens utilizando seu repertório vocal e corporal. O coreógrafo desenvolve todos os movimentos de uma apresentação de dança. Na área gerencial, organiza atividades de lazer e programações de centros culturais, clubes e escolas.

Mercado de trabalho

A PUC de São Paulo é a única do Brasil que oferece o curso e por isso o profissional é novo no mercado. Ele encontra trabalho organizando atividades de lazer grupais em centros de recreação e instituições de ensino. O eixo Rio-São Paulo concentra as melhores oportunidades.

Voltar ao Topo



Dança

O que é

O dançarino cria e executa movimentos rítmicos, geralmente acompanhado por música, para expressar idéias e emoções. Ele pode desenvolver coreografias para grupos e indivíduos. Atua no cinema, no teatro e na tevê. O bacharel pode ainda dar aulas.

Áreas de atuação

A preparação corporal é uma das áreas de atuação do profissional, que inclui desde cursos e workshops até o ensaio de corpos de baile. Outra opção é a coreografia de grupos e indivíduos para espetáculos artísticos. O profissional pode se ocupar de toda a direção desses eventos, selecionando bailarinos, cenários, músicas. O ensino em academias e escolas também é uma possibilidade.

Mercado de trabalho

A docência absorve grande parte dos graduados, que muitas vezes trabalham como autônomos. As academias têm incluído a dança entre suas opções, o que favorece o mercado. Profissionais dotados de técnica e talento interpretativo podem conseguir colocações em companhias de dança. Os coreógrafos são mais bem pagos que os bailarinos. Canais de tevê empregam coreógrafos e bailarinos em programas de auditório, assim como escolas de samba.es em companhias de dan

Voltar ao Topo



Desenho Industrial

O que é

Um dos ramos de atividade do desenhista industrial é o projeto do produto, o desenvolvimento de objetos de uso variado para produção em grande escala, desde eletrodomésticos até maquinário para indústrias. Outra vertente de seu trabalho é o design gráfico, a criação de produtos visuais como banners e faixas, capas de livros e CDs, embalagens, logotipos, publicações, sites e vinhetas para tevê.

Áreas de atuação

O profissional envolvido com projetos de produto concebe objetos para produção industrial levando em consideração sua estética e sua praticidade. Desenvolve novos materiais e técnicas de fabricação. Também cria embalagens para esses produtos. Na área de design, trabalha com publicações impressas como jornais, livros e revistas criando e modificando os aspectos gráfico e visual. Também concebe cartazes, faixas e logotipos para empresas. Outra vertente de seu trabalho é o design digital, no qual o profissional projeta e mantém sites na internet e CDs-ROM utilizando técnicas como animação e computação gráfica. Ele ainda produz vinhetas e peças publicitárias para tevê.

Mercado de trabalho

A importância da identidade visual de empresas e produtos tem levado à valorização deste profissional. As indústrias, especialmente no Sul e Sudeste, empregam o especialista em projeto de produto. Outro mercado que se expande é o da moda, que envolve a criação de jóias. Empresas preocupadas com a preservação ambiental buscam esse profissional para desenvolver produtos como embalagens recicláveis. O setor público oferece vagas através de concursos em órgãos como Eletrobrás e Furnas.

Voltar ao Topo



Design Gráfico

O que é

Tornar produtos atraentes e transmitir uma informação é o trabalho do designer gráfico. Ele cria embalagens e capas para CD`s, livros e outros produtos. Para auxiliar a estabelecer a identidade visual de uma marca, desenvolve logotipos, banners e faixas. No setor de editoração, planeja o projeto gráfico de jornais, livros e revistas, definindo letras, cores, colunas, espaços. Vinhetas e peças publicitárias também são parte de seu trabalho. Ele ainda cria sites e CDs-ROM.

Áreas de atuação

Na área das publicações impressas, define o projeto gráfico de revistas, jornais e livros organizando a distribuição de informações e imagens. Também atua como webdesigner desenvolvendo e mantendo sites e ferramentas como CDs-ROM. Trabalha para a tevê criando vinhetas e comerciais.

Mercado de trabalho

Graças à preocupação das empresas de médio e grande porte com sua imagem no mercado, esse profissional encontra bastante trabalho. Setores da mídia também o contratam, desde a impressa até a televisiva. O crescimento da internet ajuda a criar oportunidades para o profissional que domina esse meio. O setor de eventos é outra opção. As vagas se concentram no Sul e no Sudeste.

Voltar ao Topo



Design de Interiores

O que é

O designer de interiores procura aliar beleza, conforto e praticidade nos ambientes. Ele aproveita espaços, controla a iluminação, escolhe cores e seleciona móveis e objetos de acordo com o local, o uso e o desejo do cliente. Gerencia prazos e orçamentos, orienta a compra de materiais e supervisiona o trabalho.

Áreas de atuação

O profissional que elabora projetos procura apresentar idéias de aproveitamento de espaço e escolha de móveis e acessórios que satisfaçam o gosto e as necessidades do cliente e do ambiente. Ele pode supervisionar toda a obra, desde a escolha dos materiais até o trabalho de carpinteiros, eletricistas, marceneiros. Pode ainda criar móveis adaptados aos espaços e preferências do contratante.

Mercado de trabalho

A profissão está em alta e o mercado promete crescer. A grande maioria dos profissionais trabalha como autônomo. Grandes empresas procuram o designer de interiores para projetar salas e andares inteiros. Ele também é contratado por escritórios de decoração para reformular ambientes como bares, hotéis, lojas, restaurantes. Outro nicho de atuação é a iluminação, como por exemplo em estabelecimentos comerciais que desejam expor melhor seus produtos.

Voltar ao Topo



Direito

O que é

O bacharel em Direito harmoniza as relações entre indivíduos e organizações recorrendo à Constituição e às leis do país. Ele atua como árbitro em disputas nas áreas civil, comercial, penal, previdenciária, trabalhista e tributária. Pode optar por duas carreiras

- a advocacia, na qual atua como prestador de serviços, e a jurídica, trabalhando em órgãos públicos.

Áreas de atuação

Como advogado, esse profissional atua em uma gama de setores. Os mais conhecidos são civil, comercial, penal, previdenciário, trabalhista e tributário. Outros menos conhecidos como o direito internacional, de propriedade intelectual e digital também oferecem campo de trabalho para o advogado. Na área jurídica, ele pode atuar como delegado de polícia, procurador, juiz e promotor, sendo necessário prestar concurso público.

Mercado de trabalho

O número de bacharéis no mercado é grande e muitos se formam a cada ano, mas existem nichos a ser explorados. Os especialistas em direito comercial e tributário são muito requisitados. Têm aumentado a procura por especialistas em direito digital e internacional, devido ao crescimento das operações na internet e das exportações brasileiras. O bacharel especializado em processo civil tem muitas oportunidades porque esse conhecimento é útil em várias frentes de atuação. O setor público oferece bons salários, e a iniciativa privada contrata principalmente no Sul e no Sudeste.

Voltar ao Topo



Economia Doméstica 

O que é

O economista doméstico desenvolve e implementa programas que ajudam a melhorar a qualidade de vida de indivíduos e grupos. Ele ensina cuidados e técnicas de alimentação, economia, habitação, higiene e saúde. Avalia produtos e esclarece consumidores sobre seus direitos. Pode também administrar restaurantes e espaços de convivência em empresas.

Áreas de atuação

Atuar em creches e escolas implementando programas que ajudem no desenvolvimento das crianças é um dos trabalhos desse profissional. Em comunidades carentes, pode ministrar cursos de culinária, economia doméstica, higiene e saúde. Outra de suas funções é orientar e esclarecer o consumidor, realizando inclusive o controle de qualidade. Também pode participar da criação de produtos alimentícios e da elaboração de cardápios. Ele ainda se ocupa da limpeza e conservação de itens de vestuário.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em crescimento. Muitas empresas oferecem vagas para profissionais no controle de qualidade, sobretudo no setor alimentício, como restaurantes e supermercados. Atua como consultor de investimentos para bancos, cooperativas e financeiras. ONGs o empregam para trabalhar com programas de agricultura familiar, educação do consumidor e planejamento de renda, entre outros, junto a comunidades carentes e organizações como o Movimento dos Sem Terra. O setor público contrata o profissional para trabalhar em creches, prefeituras e secretarias de saúde.

Voltar ao Topo



Educação

O que é

O papel do educador é transmitir conhecimentos que ajudem o indivíduo a se inserir na sociedade. Ele auxilia o aluno a desenvolver senso crítico, a se preparar para uma profissão e a se conscientizar de seus direitos e deveres como cidadão. Orienta o aprendiz desde a alfabetização até o ensino técnico ou a especialização.

Áreas de atuação

O ensino fundamental compreende a pré-escola e mais quatro séries e é direcionado às crianças. Já no ensino médio o professor orienta adolescentes durante três anos. Nos cursos pré-vestibulares, prepara o aluno para ingressar nas faculdades e universidades. O professor pós-graduado pode dar aulas em instituições públicas e privadas do ensino superior. Outra área de atuação são os cursos técnicos.

Mercado de trabalho

O ensino fundamental carece de mão-de-obra qualificada, principalmente no setor público. As melhores oportunidades nas escolas particulares se concentram no Sudeste. Também têm grande procura os cursos profissionalizantes, de alfabetização de adultos e de conclusão dos ensinos fundamental e médio. ONGs empregam educadores em projetos de inclusão social e para portadores de necessidades especiais.

Voltar ao Topo



Estudos Literários

O que é

O bacharel estuda a história da literatura e seus diferentes gêneros. Ele conhece a produção literária brasileira e estrangeira de várias épocas. Está habilitado para produzir estudos acadêmicos e escrever críticas e resenhas. Pode ainda prestar assessoria para editoras e veículos de comunicação na imprensa e na mídia. Outras opções são a docência e a pesquisa, já que o profissional é essencialmente um estudioso.

Áreas de atuação

Na área da crítica literária, o profissional pode escrever críticas e resenhas para a imprensa. As editoras o procuram para atuar como consultor, editor, redator ou revisor, e ainda para redigir textos como introduções e orelhas de livros. A carreira acadêmica também é uma opção, seja aprofundando seus estudos como pesquisador ou lecionando no ensino superior.

Mercado de trabalho

O setor editorial brasileiro está em crescimento e oferece oportunidades crescentes para esse profissional. Aumenta sua atuação nas mídias impressa e eletrônica. A docência é outra boa opção, já que os cursos universitários estão se ampliando e há carência de professores de literatura no mercado.

Voltar ao Topo



Estudos de Mídia

O que é

O trabalho desse profissional é facilitar a circulação da informação em todas as mídias e desenvolver produtos e serviços para elas. Ele atua em todos os canais midiáticos, desde jornais e rádios até celulares e internet. Cria campanhas publicitárias, escolhe canais de divulgação, gera interatividade com o consumidor, soluciona problemas de comunicação.

Áreas de atuação

O setor de mídia eletrônica cresce muito com a popularização dos celulares e da internet, e muitos profissionais criam conteúdos para esses produtos, como ring tones e sites de compras online. O especialista em mídia procura conhecer o consumidor para divulgar campanhas publicitárias de acordo com seu perfil e nos canais de informação adequados. Como consultor de empresas, ele diagnostica os problemas de comunicação com o público-alvo e propõe soluções.

Mercado de trabalho

Só existe um curso no Brasil e a primeira turma só se forma em 2008. os bacharéis devem encontrar vagas com facilidade, principalmente no setor de conteúdos para internet e de consultoria para empresas de comunicação.

Voltar ao Topo



Filosofia

O que é

O filósofo busca o conhecimento do homem e do mundo. Ele investiga a fundo questões da arte, da ciência, da história, da política e da religião, entre outras. Por ser um estudioso por excelência, pode dar aulas e prestar consultoria para organizações culturais, científicas, educacionais. Produz teses acadêmicas, publica livros e escreve para a imprensa.

Áreas de atuação

O ensino é sua grande área de atuação, tanto no ensino médio quanto no superior. Para dar aulas em faculdades e universidades é preciso ter pós-graduação. Outro nicho de atividade é a pesquisa, também no âmbito acadêmico, produzindo teses e dissertações. Como crítico, colabora com artigos e resenhas para a imprensa escrita e participa de programas e debates televisivos.

Mercado de trabalho

A maior parte dos graduados encontra trabalho como docente. No ensino médio de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul a filosofia é disciplina obrigatória. Em São Paulo e em Brasília têm surgido cursos para leigos em casas de cultura. Os maiores empregadores são instituições de ensino superior, onde o professor encontra vagas em vários cursos na área de humanas. Empresas empregam o filósofo para lidar com questões de ética profissional e como consultores em projetos sociais e culturais.

Voltar ao Topo



Fotografia

O que é

Munido de câmeras, lentes e luzes, o fotógrafo registra, amplia e reproduz imagens. Pode trabalhar com filmes convencionais ou com câmeras digitais, que os dispensam. Com programas de tratamento digital, manipula detalhes e qualidades das fotos. Realiza trabalhos de arte, jornalismo e publicidade, entre outros.

Áreas de atuação

No ramo comercial, realiza ensaios fotográficos de modelos, produtos (como roupas, automóveis, cosméticos etc), imóveis, locais turísticos. Trabalha para a imprensa cobrindo acontecimentos e personagens importantes. Na área pericial, realiza fotos que são utilizadas em investigações policiais e processos judiciais. O profissional também se ocupa da preservação e exposição de acervos fotográficos.

Mercado de trabalho

O mercado é concorrido e grande parte dos profissionais trabalha como prestador de serviços. O fotógrafo é procurado por agências de publicidade, órgãos de imprensa, editoras e setores de comunicação de empresas. Jornais e revistas contratam o profissional como repórter fotográfico devido ao volume de trabalho. Nos estúdios de fotografia a concorrência é maior e geralmente o profissional inicia como assistente. Uma área em crescimento é a de eventos sociais como casamentos e formaturas.

Voltar ao Topo



Geografia

O que é

O geógrafo estuda as águas, o clima, o solo e a vegetação e as mudanças que sofrem ao longo do tempo. Analisa a ocupação humana e seu impacto no meio ambiente. Desenvolve planos de ocupação e utilização dos recursos naturais no campo e nas cidades. Diagnostica fenômenos naturais ou resultantes da ação humana, como desertificação, desmatamento, elevação do nível dos oceanos e erosão, entre outros.

Áreas de atuação

Com a ajuda de fotografias, imagens de satélites e programas de computador, elabora bancos de dados, cartas e mapas. Analisa informações sobre condições climáticas, físicas e demográficas. Implanta programas de ocupação territorial minimizando os danos ambientais. Estuda aspectos econômicos, políticos e sociais de populações e países. O profissional formado em licenciatura plena pode lecionar nos ensinos fundamental e médio e em cursos pré-vestibulares.

Mercado de trabalho

Há carência de professores de geografia nos ensinos fundamental e médio. Ele também se emprega em prefeituras e em empresas do setor privado. Profissionais da área de geoprocessamento, o tratamento de informações por computador, encontram oportunidades em empresas de engenharia e multinacionais. Instituições de pesquisa e ONGs buscam seus conhecimentos em projetos de preservação ambiental. O geógrafo ainda trabalha para empresas do setor público como Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Voltar ao Topo



Gestão da Informação

O que é

Cabe ao gestor coletar, selecionar, armazenar e disseminar informa

Cabe ao gestor coletar, selecionar, armazenar e disseminar informações dentro de uma organização. O profissional pode organizar o fluxo de informações internas ou fornecer dados para auxiliar decisões nas áreas de negócios e tecnologia, entre outros. Também cabe a ele organizar bancos de dados e detectar problemas na circulação de informações.

Áreas de atuação

Uma das atividades do gestor é levantar informações que influenciam a tomada de decisões ou trazem inovações para as empresas. Ele também se ocupa da criação, manutenção e recuperação de dados. Gerencia projetos em equipe com as informações coletadas. Cabe a ele ainda identificar as falhas no fluxo de comunicação e encontrar soluções para elas.

Mercado de trabalho

A profissão é nova, mas a necessidade do gestor de informações existe e aumenta, já que a informação é vista como ferramenta essencial em qualquer processo decisório de todo tipo de organização. O profissional é procurado também para realizar pesquisas sobre demanda e otimizar o acesso e utilização de bancos de dados.

Voltar ao Topo



História

O que é

O historiador investiga acontecimentos passados para compreender as sociedades do presente e fazer previsões para seu futuro. Ele estuda documentos e objetos, descobre fatos, estabelece datas e os relaciona. Analisa acontecimentos da ciência, cultura, economia, política. Preserva e divulga a memória da humanidade.

Áreas de atuação

O bacharel em História encontra um vasto campo de atuação no ensino superior, e os formados com licenciatura nos ensinos fundamental e médio e em cursos pré-vestibulares. Outra área é a pesquisa em universidades, institutos e museus e a produção de artigos, livros e teses. Empresas e órgãos públicos o contratam para organizar e preservar seus arquivos.

Mercado de trabalho

O maior nicho de trabalho continua sendo a docência em todos os níveis. Cresce o número de instituições privadas e governamentais que contratam o historiador para preservar seu patrimônio documental. Uma nova área é a pesquisa histórica de produtos, que as empresas realizam para prever a aceitação de seus lançamentos. O turismo histórico é outra nova vertente, na qual o profissional elabora roteiros de visitação a locais de importância cultural e histórica. Em museus e centros culturais ele é chamado para organizar e expor acervos. Editoras o contratam para elaborar livros. O cinema e a televisão o procuram para realizar pesquisas e escrever roteiros para filmes e séries de época.

Voltar ao Topo



Jornalismo

O que é

A matéria prima do jornalismo é a notícia. O jornalista investiga e divulga fatos de interesse público. Ele busca informações, cobre acontecimentos, entrevista pessoas. Cabe a ele produzir material como textos, fotos e filmagens de acordo com o perfil do veículo para o qual trabalha e de seu público-alvo. O jornalista deve ter qualidades como objetividade, facilidade de comunicação e domínio do idioma.

Áreas de atuação

A reportagem emprega grande parte dos profissionais. Repórteres, fotógrafos e cinegrafistas cobrem acontecimentos e produzem textos e imagens para jornais, rádios, revistas, tevês e sites. O profissional também realiza atividades como revisão, seleção e edição de textos, fotos, filmagens e ilustrações. Outro ramo de atuação é a assessoria de imprensa, na qual o jornalista divulga informações, produtos e eventos de organizações ou indivíduos junto à imprensa. Ele ainda pode atuar na comunicação empresarial, facilitando a comunicação dentro da empresa e elaborando publicações voltadas para os funcionários, os fornecedores e o público.

Mercado de trabalho

O mercado tem se mantido estável, mas não absorve toda a mão-de-obra que as universidades preparam. Novos postos têm surgido na televisão graças à criação de novos telejornais nas emissoras comerciais e de transmissões nos canais do poder legislativo. As assessorias de imprensa são um campo mais promissor, especialmente em organizações do terceiro setor. Os departamentos de comunicação de empresas de diversos segmentos também contratam esse profissional. As contratações com carteira assinada têm diminuído, e muitos profissionais atuam como prestadores de serviço fixos ou esporádicos.

Voltar ao Topo



Letras

O que é

O profissional graduado em Letras é um estudioso da língua portuguesa e sua literatura. Também estuda idiomas estrangeiros, tanto modernos, como inglês e espanhol, quanto antigos, como grego e latim. O licenciado pode lecionar nos ensinos fundamental e médio e em escolas de idiomas. Editoras contratam os serviços do bacharel para traduzir e revisar originais. Ele pode trabalhar como secretário bilíngüe em empresas e intérprete em eventos como palestras e cursos.

Áreas de atuação

A docência é a área que mais absorve esse profissional, nos ensinos fundamental e médio. Ele também encontra oportunidades em escolas de idiomas e em cursos de línguas dentro de algumas empresas. Nas editoras ele lida com a seleção, a tradução e a revisão de originais. Pode atuar como intérprete em eventos ao vivo. Outra opção é a área de dublagem e legendagem para cinema e tevê.

Mercado de trabalho

Existem muitos profissionais no mercado, o que aumenta a concorrência. Mas a demanda de professores no ensino básico é grande, principalmente fora do sudeste. Surgem novas frentes de trabalho em instituições como ONGs e sindicatos, que implantam cursos de alfabetização e conclusão do primeiro e segundo grau escolares. O setor de dublagem e legendagem de filmes e desenhos animados cresce. Empresas buscam o profissional para ensinar idiomas estrangeiros e o uso correto do português aos funcionários. Professores de português para estrangeiros também encontram mais trabalho. Tradutores são empregados por empresas que fazem negócios no exterior. As editoras buscam profissionais para editoração e revisão.

Voltar ao Topo



Lingüística

O que é

O lingüista estuda a origem e a transformação dos idiomas. Ele investiga a maneira como os sons são emitidos, as mudanças nos idiomas e os dialetos em diferentes regiões. Pode atuar ao lado de médicos para corrigir defeitos de fala. No ensino de línguas estrangeiras, ajuda a melhorar a pronúncia. Também elabora dicionários, gramáticas e outros materiais de aprendizagem.

Áreas de atuação

O auxílio a pacientes com problemas de fala de origem física ou psicológica é uma das áreas de atuação do profissional. Ele também ajuda alunos no aprendizado de idiomas com materiais e técnicas para dominar a gramática e a pronúncia. Realiza a documentação e a preservação de dialetos tribais. O especialista em fonética, o estudo da produção de sons, auxilia perícias médicas na identificação de vozes. O lingüista também pode reconhecer a autoria de textos. Uma nova vertente do trabalho é a criação de máquinas que respondem comandos de voz humana.

Mercado de trabalho

O mercado tem crescido em alguns setores. Um deles é o tratamento das deficiências de fala. O profissional encontra um campo fértil nas escolas de idiomas graças à presença crescente de multinacionais no país. No ensino tradicional e em editoras, ele é chamado para avaliar e elaborar materiais de estudo como livros didáticos e dicionários. Nos laboratórios de fonética,trabalha ao lado do fonoaudiólogo nas emissão de laudos técnicos, como os de reconhecimento de vozes. A docência no ensino superior é outra boa opção, já que faltam professores nessa área.

Voltar ao Topo



Marketing

O que é

O profissional de Marketing estuda maneiras de vender produtos e serviços ao consumidor. Procura criar uma imagem positiva para sua empresa e gerar lucro. Busca satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor. Escolhe o preço, a estratégia de venda, como anúncios e promoções, e os locais de distribuição.

Áreas de atuação

Uma das vertentes do trabalho é a pesquisa, para desenvolver produtos que interessem o consumidor, descobrir públicos potenciais e avaliar a reação a novos produtos. No planejamento, o profissional elabora toda a estratégia de venda, desde a criação do produto até sua distribuição no mercado.

Mercado de trabalho

A procura pelo profissional é boa nas duas áreas de atuação. Cada vez mais as empresas, tanto de produtos quanto de serviços, procuram conquistar e manter seus clientes. As maiores oportunidades estão no sul e no sudeste, mas com a instalação de novas indústrias no nordeste, este pode se tornar um novo pólo de empregos para esse profissional.

Voltar ao Topo



Moda

O que é

Criar peças e acessórios de vestuário é o trabalho do profissional de moda. Ele analisa as tendências do momento e as preferências de certos públicos para desenvolver e confeccionar itens como roupas e sapatos. Envolve-se com a comercialização, realizando desfiles, elaborando estratégias de venda e aconselhando grandes magazines.

Áreas de atuação

O estilista cria roupas, calçados, jóias e acessórios. Também concebe estampas e desenvolve novos tecidos para a indústria têxtil. Escolhe matérias primas e supervisiona a produção. Trabalha na indústria orientando a confecção de peças de acordo com as últimas tendências ou para públicos específicos e preparando moldes. Assessora o setor de compras de grandes magazines. Organiza desfiles, campanhas publicitárias, sessões de fotos. Atua como consultor ajudando os clientes a escolher peças para compor seu visual.

Mercado de trabalho

A indústria da moda está em crescimento e as exportações aumentam. Os bacharéis em moda encontram trabalho como estilistas em grandes confecções e magazines. Grandes eventos como o São Paulo Fashion Week abrem espaço para novos talentos, e lojas como a C&A contratam profissionais. Há muitas oportunidades, embora temporárias, na área de produção. Estilistas experientes ganham bastante como consultores de moda. Outra opção é dar aulas nas faculdades, mas é necessário ser pós-graduado na área.

Voltar ao Topo



Multimídia

O que é

Este profissional da comunicação atua no setor de mídia eletrônica. Trabalha com imagem, som e texto criando e mantendo sites e CDs-ROM. Elabora programas para internet e ferramentas de interatividade para o usuário.

Áreas de atuação

O bacharel em Multimídia desenvolve CDs-ROM e páginas na internet com imagens, sons, textos e hipertextos e ferramentas de navegação. Realiza trabalhos em animação e cria ambientes virtuais. Projeta softwares de som e de imagem.

Mercado de trabalho

Esse é um mercado em expansão. Os grandes empregadores são as agências de propaganda e os veículos de comunicação, como emissoras de tevê, jornais, rádios, revistas e sites. Também existem vagas em instituições educativas e produtoras de vídeo. O cinema absorve profissionais para auxiliar na roteirização e na direção de arte e fotografia. Em outras áreas do setor privado, e também no setor público, o profissional encontra colocações nos departamentos de comunicação. Pós-graduados são procurados pelo ensino superior para cursos à distância ou semi-presenciais.

Voltar ao Topo



Museologia

O que é

Este profissional da comunicação atua no setor de mídia eletrônica. Trabalha com imagem, som e texto criando e mantendo sites e CDs-ROM. Elabora programas para internet e ferramentas de interatividade para o usuário. Cabe ao museólogo selecionar, catalogar, expor e preservar os acervos de documentos e objetos de valor histórico. O profissional trabalha em museus, universidades e instituições privadas. Realiza exposições e mostras. Organiza acervos e se ocupa de sua preservação. Realiza intercâmbios com outras instituições.

Áreas de atuação

O profissional que trabalha em museus pode atuar em várias áreas. Uma delas é a aquisição de acervos com particulares e outras instituições. As trocas entre museus para exposições temporárias também é seu trabalho. Ele pode preparar equipes de monitoramento para acompanhar o público leigo nas mostras e exposições. Também se ocupa da preservação de acervos, organizando os ambiente adequados e encaminhando obras para restauração quando necessário. O museólogo é também um pesquisador de obras e períodos históricos. Em instituições públicas e privadas, cuida do acervo documental.

Mercado de trabalho

O governo federal criou o Sistema Nacional de Museus em 2004 e desde então tem contratado profissionais. No setor privado, bancos que mantém centros culturais oferecem oportunidades. Muitos profissionais atuam como prestadores de serviços, mas os postos fixos aumentam. As metrópoles que concentram a maior parte dos museus, como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, dispõe da maioria das vagas. Mas em cidades do interior o museólogo também é procurado devido à sua escassez.

Voltar ao Topo



Música

O que é

O músico produz melodias utilizando a voz, o corpo, instrumentos acústicos e eletrônicos. Pode participar de todo o processo de criação musical, desde a composição até a venda de discos. Ele compõe músicas e as anota em partituras para serem interpretadas por ele ou por outros. No estúdio, faz arranjos para vários instrumentos, arregimenta músicos e técnicos, interpreta canções e se ocupa da gravação. Pode reger e dirigir orquestras, bandas, espetáculos musicais. Outra vertente de seu trabalho é o ensino em conservatórios, escolas e universidades.

Áreas de atuação

O músico pode compor letras e melodias para outros ou ser o intérprete das próprias canções. Como arranjador, decide quais instrumentos serão utilizados e em qual parte da música. Também pode se ocupar da gravação e produção de discos. Além de trabalhar na indústria fonográfica, o profissional realiza trabalhos em comerciais, filmes, peças de teatro, eventos como casamentos e formaturas. Cantores e instrumentistas podem atuar em grupos, seguir carreira solo ou dar aulas. No campo da música erudita, o músico com conhecimento de vários instrumentos pode se tornar regente. Na área acadêmica, pode realizar pesquisas históricas.

Mercado de trabalho

As melhores colocações estão no ensino de canto e instrumentos musicais em escolas, universidades e conservatórios. As agências publicitárias oferecem oportunidades na área de criação de jingles, as vinhetas musicais utilizadas em comerciais. As empresas que criam corais formados pelos próprios funcionários são outra opção. O músico erudito disputa um mercado restrito em orquestras municipais e estaduais. Têm surgido vagas para pesquisadores e restauradores de partituras antigas.

Voltar ao Topo



Pedagogia

O que é

Cabe ao pedagogo desenvolver, aplicar e aperfeiçoar métodos de ensino. Ele pode atuar como administrador de escolas e outras instituições educacionais. Aplica a legislação da área, elabora currículos, supervisiona o trabalho dos professores, acompanha o desempenho dos alunos. Pode lecionar nas quatro séries do ensino fundamental. Também trabalha com alunos portadores de deficiências e em cursos à distância.

Áreas de atuação

No gerenciamento de estabelecimentos de ensino, o pedagogo pode se envolver em todas as áreas, desde o recrutamento de mão-de-obra até a administração financeira. Como educador, orienta os professores e dá aulas para crianças no ensino fundamental. Ainda pode reforçar o aprendizado de alunos com dificuldades e atender portadores de deficiências. Em empresas, desenvolve programas de treinamento e projetos sociais.

Mercado de trabalho

Tanto no setor público quanto no privado, são as escolas as maiores empregadoras. O profissional encontra trabalho desde o ensino fundamental até o superior. O treinamento e a capacitação de funcionários em empresas é um ramo em expansão. Editoras e emissoras de tevê procuram o pedagogo para orientar produtos voltados para o público infantil. Também há oportunidades para trabalhar com populações indígenas e portadores de necessidades especiais e na criação de brinquedos e jogos pedagógicos.

Voltar ao Topo



Produção Cultural

O que é

O produtor cultural desenvolve e executa produtos e projetos culturais, como peças, filmes, shows, exposições. Ele participa de todas as etapas da realização, desde a captação de recursos até a apresentação final.

Áreas de atuação

No setor público, o profissional participa da elaboração da política cultural do governo. Desenvolve e aprova ações em centros culturais e museus, além de eventos artísticos e programas de preservação do patrimônio cultural. Na iniciativa privada, coordena os projetos culturais, analisando pedidos de patrocínio e escolhendo projetos que se harmonizem com o perfil e a imagem da empresa. Como produtor executivo, o profissional se ocupa de toda a logística de espetáculos, filmes, peças, gravações, programas de rádio e tevê, administrando orçamento, prazos, locações e mão de obra.


Mercado de trabalho

Existem poucas escolas formando profissionais, e não existe a obrigatoriedade do diploma para atuar na área, mas o mercado é promissor. As principais oportunidades estão no setor privado. Empresas que investem em projetos culturais, emissoras de tevê, produtoras de filmes e música e assessorias de produção de eventos são os maiores empregadores. ONGs oferecem trabalho temporário em projetos sociais. Fundações e secretarias de cultura do governo também oferecem vagas.

Voltar ao Topo



Produção Editorial

O que é

Este profissional é responsável pela edição de produtos impressos, como catálogos, folhetos, jornais e revistas, e produtos eletrônicos, como CDs-ROM e sites. Ele seleciona o conteúdo, edita textos e imagens, determina o formato, a periodicidade e a tiragem dos produtos. Pode atuar na área de marketing, desenvolvendo produtos para públicos específicos e criando campanhas de lançamento.

Áreas de atuação

O produtor editorial se ocupa da seleção, da edição e da revisão de textos em mídias impressas, como livros, e eletrônicas, como sites e CDs. Lida com os aspectos visuais dos produtos, como letras, cores, fotos, ilustrações. Pode se encarregar de toda a produção gráfica, desde orçamentos e prazos até a escolha do tipo de papel de impressão. Na área de marketing editorial, desenvolve produtos, cria e supervisiona campanhas de divulgação.

Mercado de trabalho

O mercado editorial brasileiro está em expansão. Recentemente houve um aumento no número de publicações didáticas e religiosas. Profissionais encontram trabalho, principalmente como prestadores de serviço, realizando trabalhos de edição de texto e arte para editoras de livros. Agências de publicidade e outras empresas de comunicação também recorrem ao profissional.

Voltar ao Topo



Psicologia

O que é

O psicólogo diagnostica e trata distúrbios mentais e emocionais de indivíduos e grupos. Ele analisa as idéias, os sentimentos e os valores dos pacientes para ajudá-los a superar problemas e se adaptar socialmente.

Áreas de atuação

São muitas as áreas de atuação do profissional. Nas clínicas e hospitais, ele atende portadores de distúrbios mentais e de personalidade e ampara pacientes e seus familiares. Em empresas, auxilia nos processos de seleção e adaptação de funcionários e elabora programas de saúde e prevenção. Nas escolas, desenvolve programas educacionais e ajuda alunos, pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem. Também prepara atletas e equipes esportivas. Pode atuar ainda em asilos, centros de assistência a crianças e adolescentes e penitenciárias. Na área jurídica, acompanha casos de adoção, guarda de filhos e violência contra menores. Outra opção é o estudo do comportamento do consumidor, para orientar o setor de marketing de diversas empresas.

Mercado de trabalho

Nas grandes cidades, a área clínica sofre saturação devido ao grande número de profissionais que optam por essa especialidade. Novas oportunidades têm surgido nos campos da psicologia esportiva, como nos clubes esportivos, jurídica, nos tribunais de justiça, e organizacional, em empresas. No setor hospitalar, existem vagas em equipes multidisciplinares para auxiliar pacientes em recuperação. Os maiores empregadores ainda se concentram no sul e no sudeste.

Voltar ao Topo



Publicidade e Propaganda

O que é

Este profissional da comunicação desenvolve campanhas publicitárias para divulgar produtos e serviços. Para isso, utiliza comerciais na tevê, anúncios em jornais e revistas, jingles nas rádios e banners em sites. Acompanha a reação do público para realizar mudanças e melhorias tanto no produto quanto na sua divulgação. Elabora ações para consolidar a imagem de seus clientes.

Áreas de atuação

Uma das funções do profissional é levantar informações sobre o público-alvo de seu cliente para direcionar o produto. De posse desses dados, os responsáveis pela criação desenvolvem as campanhas publicitárias. A equipe de marketing elabora estratégias para vender o produto. Na área de produção, o profissional faz anúncios, comerciais e jingles para veiculação na mídia. Também cabe a ele escolher os canais de divulgação adequados, como revistas, sites, tevês, rádios.

Mercado de trabalho

O mercado é concorrido, em parte porque muitos profissionais buscam oportunidades nas grandes agências de publicidade. Mas o setor está em expansão, graças à crescente preocupação das empresas com sua imagem. O setor de beleza e cosmética cresce muito e absorve especialistas em marketing e vendas. Empresas dos mais diversos setores empregam o profissional nas áreas de criação, atendimento, mídia e vendas. O publicitário também tem campo de trabalho na área da comunicação em assessorias de imprensas e agências de evento, entre outras. As melhores oportunidades se concentram em São Paulo, mas novos mercados no interior estão se abrindo.

Voltar ao Topo



Rádio e TV

O que é

Este profissional participa das várias etapas da programação de rádios e tevês. Ele cria programas, organiza a grade das emissoras, administra equipes, requisita e opera equipamentos. Também roteiriza, dirige e edita programas para transmissão. Na frente das câmeras, pode atuar como apresentador, comentarista e locutor.

Áreas de atuação

Na área de criação, o profissional pode escrever roteiros e apresentar sugestões de programas. Ele pode produzi-los, ocupando-se dos recursos humanos e da infra-estrutura, além de apresentá-los, dirigi-los e editá-los. Ele organiza a grade das emissoras escolhendo quais programas serão exibidos e seus horários. É capacitado para operar equipamentos de áudio, vídeo, luz e edição.

Mercado de trabalho

As oportunidades têm crescido, graças ao desenvolvimento do cinema nacional, do mercado publicitário e das tevês a cabo. O melhor ramo de atuação no momento é o dos roteiristas. Nas grandes emissoras de rádio e tevê, os postos de trabalho devem ser procurados fora do eixo Rio-São Paulo, onde a assimilação de novos profissionais é muito difícil. Produtoras de cinema e tevê absorvem muitos profissionais nas áreas técnicas, de produção e de criação.

Voltar ao Topo



Relações Internacionais

O que é

Criar e administrar vínculos entre países e instituições estrangeiras é tarefa do bacharel em Relações Internacionais. Ele pode atuar na diplomacia aproximando governos, orientar negócios entre empresas de importação e exportação, prestar assessoria para bancos e outras instituições.

Áreas de atuação

Existe muito campo de trabalho para o profissional no setor público. Além de postos diplomáticos no Itamaraty e no Ministério das Relações Exteriores, ele encontra vagas em secretarias estaduais e municipais. Graças à globalização, a área de comércio exterior oferece muitas oportunidades, em empresas de importação e exportação e consultorias para diversos tipos de empreendimentos. O analista internacional elabora relatórios para as mais diferentes organizações, nas áreas cultural, comercial, econômica, do direito, militar, política, social.

Mercado de trabalho

Este é um mercado em expansão. Na iniciativa privada, o profissional encontra vagas tanto em empresas voltadas ao comércio exterior como em consultorias, que prestam serviços a instituições que vão de bancos até ONGs. O setor público contrata assessores nos ministérios e em outras instâncias para realizar trocas comerciais. Também existem oportunidades em órgãos internacionais como ONU, OMC, e UNESCO para profissionais com experiência no mercado.

Voltar ao Topo



Relações Públicas

O que é

É tarefa do Relações Públicas criar e administrar uma boa imagem da instituição para a qual trabalha junto aos públicos interno e externo. Ele procura difundir os valores e os objetivos da empresa para acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, governos, imprensa e o público em geral. O profissional também desenvolve e aprimora canais de comunicação com seus públicos, para adequar os produtos e serviços da instituição. Dentro da empresa, ele otimiza a troca de informações e resolve problemas de comunicação entre funcionários e setores. Comunica-se com o público externo através da assessoria de imprensa, para divulgar informações de interesse público, e através de ações como campanhas publicitárias e projetos sociais.

Áreas de atuação

O profissional desenvolve ações e produtos para divulgar uma imagem positiva da empresa interna e externamente. Elabora folhetos e vídeos, realiza festas e palestras tanto para os funcionários quanto para os vários públicos no exterior, que vão de clientes e fornecedores até governos. Organiza o atendimento ao consumidor para registrar sugestões e queixas. Investiga e soluciona problemas de comunicação dentro das empresas. Desenvolve canais de comunicação com a comunidade, os concorrentes, os consumidores, os fornecedores, o governo, a imprensa e o público em geral. Também elabora ações sociais, como creches para filhos de funcionários, iniciativas de proteção ambiental, projetos culturais.

Mercado de trabalho

A preocupação das empresas nos mais diversos setores com a manutenção de uma boa imagem junto aos seus públicos aumenta a importância e o campo de atuação do RP. Profissionais são contratados para organizar tanto a comunicação interna quanto externa. Surgem e crescem as oportunidades em agências de relações públicas, bancos, empresas de telecomunicações e nas indústrias de embalagem e farmacêutica. Também há vagas no setor público. As melhores colocações estão no terceiro setor, em ONGs e instituições de assistência social. O sudeste e o Distrito Federal são os grandes pólos empregadores.

Voltar ao Topo



Secretariado Executivo

O que é

A secretária executiva é a assessora direta de dirigentes de empresas. Ela executa tarefas como administrar a agenda, controlar a correspondência, atender clientes, redigir e traduzir documentos, organizar apresentações e viagens, comunicar-se com outros departamentos da empresa. Participa de reuniões e da tomada de decisões em seu setor e gerencia equipes e processos na empresa.

Áreas de atuação

A profissional pode trabalhar como assessora autônoma, auxiliando executivos e empresas a organizar eventos como feiras, seminários e palestras. Outra vertente de seu trabalho é a tradução de documentos e a interpretação simultânea, por isso as secretárias costumam ser bilíngües e trilíngües. Como secretária executiva, organiza os compromissos de seu chefe, atende clientes e fornecedores, mantém contato com outros setores da empresa, participa de reuniões, cuida da correspondência.

Mercado de trabalho

O mercado é estável. Para se destacar, é preciso ter algum diferencial, como domínio de duas ou mais línguas ou especialização em áreas como informática, recepção, vendas, entre outras. A maioria dos empregos está na iniciativa privada e na região sudeste, onde se concentram muitas empresas. Também há oportunidades em órgãos do governo, onde se ingressa através de concurso público.

Voltar ao Topo



Segurança Pública

O que é

Cabe ao profissional de Segurança Pública oferecer proteção a pessoas, residências, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. Na iniciativa privada, organiza e atua em equipes de vigilância. No setor público, pode atuar no efetivo das polícias e nas secretarias de segurança. Também presta consultoria para empresas estatais e privadas.

Áreas de atuação

O profissional pode atuar tanto na administração quanto no efetivo de equipes de segurança. No setor privado, realiza atividades como controlar o fluxo de pessoas em prédios e condomínios, vigiar residências e estabelecimentos comerciais, fornecer escolta armada em viagens. Em grandes eventos culturais e esportivos, forças de segurança do poder público e de empresas privadas podem atuar. No setor público, o bacharel pode se integrar às polícias ou desenvolver e implementar políticas de segurança pública.

Mercado de trabalho

Esse mercado de trabalho se amplia no setor privado graças à crescente preocupação com a violências nas cidades. As empresas fornecem serviços de segurança residencial e empresarial. O governo absorve profissionais nos efetivos da polícias civil e militar e no planejamento de ações e políticas de segurança nos estados e municípios. Outra vertente desse trabalho são as iniciativas para minimizar catástrofes como enchentes e incêndios.

Voltar ao Topo



Serviço Social

O que é

O assistente social elabora e executa ações para garantir o bem estar do cidadão e sua inserção social. Atua nas áreas de alimentação, educação, gerenciamento, habitação, jurídica, recreação, recursos humanos e saúde. No setor público, oferece serviços de atendimento à população carente e minorias e de reintegração social de detentos. Na iniciativa privada, orienta funcionários em questões familiares, financeiras, de saúde e de segurança no trabalho.

Áreas de atuação

Esse profissional se emprega sobretudo no setor público. Na área da educação, o assistente social desenvolve programas de bolsas de estudo e financiamento, além de incentivar a permanência do aluno na escola. Também cabe a ele elaborar programas de saúde para prevenir doenças e o uso de drogas e assistir pacientes e seus familiares. Ele ainda acompanha processos jurídicos de abusos contra menores e de adoção e guarda. No setor privado, elabora programas de lazer, saúde e segurança no trabalho.

Mercado de trabalho

Os órgãos públicos são os maiores contratantes, em função das políticas sociais aplicadas pelo governo. Para ingressar nesses postos é preciso prestar concurso público. A maior parte das vagas se encontra no eixo Rio-São Paulo, tanto em órgãos do governo como em centros comunitários, empresas, escolas, ONGs, penitenciárias. O profissional é mais requisitado nas áreas de educação, saúde, de proteção às minorias e de combate às desigualdades sociais, atuando em apoio aos indígenas, às mulheres, aos negros e aos sem-terra. Outra opção é a docência, já que o número de cursos universitários de serviço social aumenta no país.

Voltar ao Topo



Tecnologia Têxtil e da Indumentária

O que é

Este profissional atua tanto na área industrial quanto na de design. Na indústria, ele gerencia a produção de fios e tecidos, concebe cores e padronagens e pode pesquisar novos produtos. Implanta a automação e faz a manutenção do maquinário. Como estilista, cria peças de vestuário e produz catálogos e desfiles. Pode controlar toda a comercialização, desde a estratégia de promoção até a venda ao consumidor. Trabalha em grandes cadeias de lojas orientando a compra de produtos.

Áreas de atuação

Pode implantar e manter todo o maquinário de confecção, fiação, malharia e tecelagem. Como gerente, seleciona matérias-primas e organiza toda a produção e comercialização do produto final. Atua na área de marketing, elaborando estratégias de distribuição e venda e acompanhando as tendências do mercado. Outra vertente desse trabalho é a pesquisa e o desenvolvimento de novos materiais, como fibras e fios, e novas cores. O profissional de design cria coleções e planeja catálogos e desfiles.

Mercado de trabalho

Há boas perspectivas nesse mercado, porque as indústrias têxtil e de moda crescem no Brasil e há carência de profissionais. Pequenas e médias confecções procuram especialistas em gerenciamento e marketing. Nos grandes magazines ele atua como consultor de moda, orientando as compras. Santa Catarina e o interior de São Paulo são pólos produtivos e podem absorver muitas vagas, assim como o Nordeste, que investe na produção de fios.

Voltar ao Topo



Teologia

O que é

O teólogo é um estudioso das religiões. Ele analisa os textos sagrados e a história de diversos cultos e a influência destes nas sociedades. Pode atuar como pesquisador e professor. Também tem capacitação para realizar cerimônias religiosas. Outra vertente da profissão é o trabalho social.

Áreas de atuação

No Brasil a orientação do curso de teologia é voltada para as religiões católicas e evangélicas. Muitos profissionais se especializam na pesquisa, o que abre caminho para a docência. O teólogo também pode oficiar cultos, seja na função de padre ou pastor, e orientar as atividades de grupos religiosos, muitas delas voltadas para a assistência social.

Mercado de trabalho

A maior parte dos empregos está na área de ensino e pesquisa, mas a docência exige pós-graduação. ONGs e pastorais recebem profissionais para realizar trabalhos na área social, como o atendimento a comunidades carentes e dependentes químicos. Outra opção para os especialistas é a área editorial, já que o número de publicações nessa área tem aumentado.

Voltar ao Topo



Tradução e Interpretação

O que é

O trabalho do tradutor é reproduzir em português textos escritos em um idioma estrangeiro. Já o intérprete traduz conversas, discursos e palestras, geralmente em tempo real. Ambos precisam dominar as línguas com que trabalham, conhecendo a gramática, o vocabulário, as expressões e gírias. Uma sólida base cultural também é importante. Esses profissionais podem atuar nas mais diferentes áreas do conhecimento, da ciência à literatura.

Áreas de atuação

O tradutor pode se especializar em várias áreas do conhecimento e reproduzir textos didáticos, jornalísticos, literários e técnicos. Já o tradutor juramentado se ocupa de documentos oficiais, como contratos e procurações, e precisa prestar concurso público para exercer a profissão. O intérprete pode traduzir a fala do orador simultaneamente ou por blocos de frases. Esse profissional costuma atuar em congressos, entrevistas, palestras e reuniões. Outro campo de atuação é na indústria do entretenimento, fazendo a legendagem de desenhos animados, filmes e programas de tevê.

Mercado de trabalho

Os tradutores costumam trabalhar de forma autônoma, e não como empregados formais, com exceção dos postos em empresas de importação e exportação. O campo de trabalho está melhorando, mas o tradutor disputa espaço com outros profissionais da comunicação, como bacharéis em Letras e Lingüística, jornalistas e publicitários. Rio e São Paulo concentram as vagas, por serem as cidades onde se localiza grande parte das editoras e empresas que necessitam de traduções técnicas. Há espaço na área de legendagem de filmes e programas de tevê. Atualmente existem poucas oportunidades para tradutores juramentados, porque há algum tempo não são realizados concursos públicos nessa área. Os melhores salários são de longe o dos intérpretes.

Voltar ao Topo



Turismo

O que é

O profissional de turismo planeja e organiza viagens de lazer e negócios. Pode se ocupar de toda a logística da operação, incluindo venda de passagens, reserva de hotéis, transporte de passageiros, recepção de hóspedes, organização de atividades e passeios.

Áreas de atuação

Nas agências de viagens, o profissional elabora e vende pacotes de viagens, oferecendo opções de transporte, hospedagem e passeios. Uma nova vertente do negócio é o ecoturismo, a visita monitorada a áreas de preservação e santuários ecológicos. O profissional também pode atuar no ramo da hotelaria, atendendo hóspedes ou se ocupando da administração. O turismo de negócios é outra vertente do trabalho, voltada para eventos como congressos e reuniões. O bacharel ainda pode se envolver em atividades de marketing e planejamento, estudando o potencial turístico de locais e procurando conhecer e atender as expectativas dos clientes.

Mercado de trabalho

O ano de 2005 foi o melhor na história do turismo brasileiro, o que permite prever um crescimento do setor. O investimento de grupos privados no país também tem aumentado. As áreas de planejamento e hotelaria são as que mais empregam. O setor da aviação oferece oportunidades para profissionais com domínio de idiomas estrangeiros. O Nordeste está expandindo sua infra-estrutura, e no Sul e Sudeste o turismo de negócios é forte, particularmente em São Paulo.

Voltar ao Topo

 

Voltar